Um novo programa de apoio a projetos de tecnologias sustentáveis vai ser lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) dá os últimos retoques no texto.

Segundo o presidente da Finep, Glauco Arbix, os cerca de R$ 3 bilhões em recursos do programa serão provenientes do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). Segundo Arbix, a ideia é reunir crédito e subvenção no mesmo programa. "Nós vamos agregar, dentro de dois ou três meses, um terceiro elemento, que é o investimento", acrescenta.

O presidente da Finep descarta, no entanto, a possibilidade de a agência de fomento administrar uma empresa, como ocorre no caso da BNDES par, subsidiária do BNDES. "Nós queremos apostar em um projeto. Se é o projeto de um avião novo, de um produto ou processo novo, e nós acharmos que é rentável, é bom, é positivo, inovador ou relevante, nós podemos participar com 20%."

Para Arbix, a ação pode ajudar a diminuir o custo de capital e o risco tecnológico dos projetos e permitirá à Finep arrecadar recursos não orçamentários. Ou seja, a Finep se tornaria sócia do projeto.

De acordo com o representante da Finep, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm aumentado cerca de 23% ao ano, no conjunto dos órgãos e empresas do Brasil. "Esse agregado mostra que o País está investindo muito em ciência, tecnologia e inovação, da maneira mais diversificada."


Fonte: http://invertia.terra.com.br

Artigos relacionados
Softwares de antivírus são feitos para manter seu computador seguro de intrusos, mas agências de espionagem nos EUA e Reino Unido tentaram invadir estes softwar...
Leia Mais [+]
Segundo a Kaspersky, quase 4% dos emails recebidos em 2012 continham anexos maliciosos. No ano passado, o spam representou mais de 74% do tráfego de e-mail...
Leia Mais [+]
Iniciativa promete ajudar clientes a simplificar o gerenciamento dos ambientes combinados com tecnologias das duas companhias....
Leia Mais [+]