Em um mês, a Microsoft começa a vender oWindows 8 para o consumidor final. É uma mudança radical, a ponto de a turma de Redmond ter de incluir um vídeo ensinando o consumidor os atalhos básicos do sistema (como já ocorreu com o Windows XP em 2001).

Motivo? O Windows 8 pede, de maneira bem gritante, que seu consumidor o toque na tela. Mas, calma, não se desespere: ainda dá para usar mouse e touchpad sem muitos problemas.

Instalei a versão RTM (que é a final enviada para os fabricantes de computadores) do Windows 8 Pro em português em um Mac Mini (Intel Core i7 de 2,7 GHz, 4 GB de RAM e mouse e teclado para fazer funcionar direito e conseguir capturar as telas) e compartilho as primeiras impressões do novo sistema a seguir.

Conversei esta semana ainda com Robin Goldstein, chefe de engenharia de software na Microsoft, que me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o uso do sistema novo e deu boas dicas para aprimorar a experiência do usuário (e falou sobre o tal vídeo-tutorial que virá na versão final para o consumidor).

Se você foi uma das poucas pessoas a usar um smartphone com Windows Phone 7.x, o Windows 8 não é nada mais que uma evolução para o computador e a tela grande.

A Área de Trabalho ainda está lá a um clique (lembre que o Win8 tem duas interfaces: a do Windows 8, acima, e a velha Área de Trabalho), o botão Iniciar foi extinto e o grande truque agora – com ou sem toque – é usar os cantos da tela para se organizar e se encontrar:

  • no lado esquerdo da tela, para alternar/fechar programas.
  • canto esquerdo inferior: voltar para a tela principal do Win8 (pense como o botão Iniciar).
  • canto direito inferior: organizar os programas da tela principal em grupos e renomeá-los (tela abaixo).
  • lado direito da tela: acessar configurações do sistema, desligar o computador.
  • tecla Windows: voltar ao programa anterior em uso.
  • no mouse: botão de rolagem “navega”para a direita e esquerda em painéis/telas mais amplos.
  • no trackpad: drivers da Synaptics genéricos para Windows 7 funcionam bem no Win8 e uma versão final deve ficar pronta a tempo do lançamento.

Artigos relacionados
Parece que a Microsoft está trabalhando em uma versão mini do Surface, e, se os rumores forem confirmados, a empresa pode estar se preparando para lançar o disp...
Leia Mais [+]
Com 500 GB de armazenamento, o HE720 com conexão USB 3.0 tem espessura de 0,89 cm e pesa só 164 g. O pequeno HD da ADATA tem carcaça de aço inoxidável, interfa...
Leia Mais [+]
Um novo golpe por e-mail tenta instalar um trojan disfarçado de antivírus. O Cavalo de Troia, que promete proteger seu computador sem custo algum, ainda tenta a...
Leia Mais [+]