Em um mês, a Microsoft começa a vender oWindows 8 para o consumidor final. É uma mudança radical, a ponto de a turma de Redmond ter de incluir um vídeo ensinando o consumidor os atalhos básicos do sistema (como já ocorreu com o Windows XP em 2001).

Motivo? O Windows 8 pede, de maneira bem gritante, que seu consumidor o toque na tela. Mas, calma, não se desespere: ainda dá para usar mouse e touchpad sem muitos problemas.

Instalei a versão RTM (que é a final enviada para os fabricantes de computadores) do Windows 8 Pro em português em um Mac Mini (Intel Core i7 de 2,7 GHz, 4 GB de RAM e mouse e teclado para fazer funcionar direito e conseguir capturar as telas) e compartilho as primeiras impressões do novo sistema a seguir.

Conversei esta semana ainda com Robin Goldstein, chefe de engenharia de software na Microsoft, que me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o uso do sistema novo e deu boas dicas para aprimorar a experiência do usuário (e falou sobre o tal vídeo-tutorial que virá na versão final para o consumidor).

Se você foi uma das poucas pessoas a usar um smartphone com Windows Phone 7.x, o Windows 8 não é nada mais que uma evolução para o computador e a tela grande.

A Área de Trabalho ainda está lá a um clique (lembre que o Win8 tem duas interfaces: a do Windows 8, acima, e a velha Área de Trabalho), o botão Iniciar foi extinto e o grande truque agora – com ou sem toque – é usar os cantos da tela para se organizar e se encontrar:

  • no lado esquerdo da tela, para alternar/fechar programas.
  • canto esquerdo inferior: voltar para a tela principal do Win8 (pense como o botão Iniciar).
  • canto direito inferior: organizar os programas da tela principal em grupos e renomeá-los (tela abaixo).
  • lado direito da tela: acessar configurações do sistema, desligar o computador.
  • tecla Windows: voltar ao programa anterior em uso.
  • no mouse: botão de rolagem “navega”para a direita e esquerda em painéis/telas mais amplos.
  • no trackpad: drivers da Synaptics genéricos para Windows 7 funcionam bem no Win8 e uma versão final deve ficar pronta a tempo do lançamento.

Artigos relacionados
Agora é para valer: a Sony entrou no mercado de tablets, com o Xperia Tablet Z. Apresentado oficialmente ao mundo no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, ...
Leia Mais [+]
Mecam é uma filmadora de mão livre que pode ser fixada em sua roupa ou ser usada como uma colar para capturar vídeo ou tirar fotos de qualquer ponto de vista. S...
Leia Mais [+]
A Intel deve mesmo apostar pesado no crescente mercado de processadores para servidores com a nova plataforma Brickland, que se estenderá pelas arquiteturas Ivy...
Leia Mais [+]