A quantidade de espaço em disco necessária para atender à necessidade de um usuário doméstico já supera em dezenas de vezes o que foi há menos de dois ou três anos. É possível encontrar computadores pessoais que possuem disco rígido de mais de 1 terabyte de capacidade de armazenamento.

 

O que pode parecer espaço disponível para uma vida toda, na prática, é puro exagero quando se quer armazenar muitos vídeos ou imagens em alta definição. Isso porque esses tipos de arquivo ocupam  muito mais espaço, se comparados com documentos criados no Office ou arquivos no formato PDF.

E quando o espaço em disco já não é o suficiente, uma das soluções apropriadas é incluir discos adicionais quando o computador permitir múltiplos discos.

Um ou mais discos adicionais podem resolver o problema de falta de espaço para os arquivos, mas criam um novo problema: organização dos discos. Quando um determinado arquivo é maior do que o espaço livre disponível, então essa distribuição de arquivos nem sempre é uma tarefa que o usuário deveria ter que se preocupar.

Pensando nisso, a Microsoft leva aos computadores pessoais um recurso semelhante ao encontrado em servidores e computadores de grande porte. O serviço “Espaços de Armazenamento” (“Storage Spaces”, em inglês) é um recurso nativo do Windows 8, que permite o usuário criar um agrupamento de unidades extras que irão se comportar como um único disco.

Esta ferramenta poderá resolver o problema de gerenciamento de disco, mas não oferecerá uma tecnologia que dará mais segurança à integridade dos dados armazenados nesse disco virtual.

Se duas ou mais unidades estiverem disponíveis no “pool” de armazenamento será possível criar espaços de armazenamento que ficarão protegidos por uma eventual falha de unidade — ou até mesmo pela falha de duas unidades, caso um espaço de armazenamento com espelhamento triplo seja criado. Também é possível adicionar qualquer disco interno ou externo e de qualquer tamanho, incluindo unidades USB e SATA ao disco virtual.

Artigos relacionados
Transações via Mobile Banking aumentaram 184% no último anoA última Pesquisa FEBRABAN de tecnologia bancária, estudo realizado anualmente pela Federação Brasile...
Leia Mais [+]
Quem sabe o que o Papai Noel sabe?É claro que todos nós sabemos que o Papai Noel está lá fora com seus duendes felizes, mantendo seu controle sobre nosso compor...
Leia Mais [+]
Anatomia dos ataques em aplicativos para mobile bankingNenhum comentárioPublicada em 28/07/2014 9:54Em algum momento você parou para pensar se o aplicativo que ...
Leia Mais [+]