Com o lançamento da nova versão do sistema operacional da Microsoft, muitos usuários devem estar se perguntando se é vantajoso fazer o upgrade para o Windows 8 neste momento, que está disponível somente na versão Pro para upgrade de máquinas que já têm Windows 7, Vista ou XP Service Pack 3 (SP3). Outra preocupação se refere à nova interface de mosaico. Se essa versão contempla recursos específicos destinados a equipamentos com tela sensível ao toque, por que essa interface gráfica pode ser útil para quem tem um computador com a tela convencional? E em relação à edição Windows 8, existe muita diferença se comparada com a edição Windows 8 Pro? E o desempenho do sistema, como ficou?

Nesta coluna especial, o leitor pode tirar suas dúvidas sobre os principais aspectos a serem levados em consideração antes de migrar para o Windows 8 Pro.

Quem não tem notebook ou desktop com tela sensível ao toque deve migrar? Assim que o sistema começa a funcionar, o usuário irá perceber um melhora significativa no processo de inicialização. A tela de autenticação já traz novidades: através do controle de acesso, é possível escolher entre a autenticação convencional ou a integrada com a conta que dá acesso aos serviços na nuvem oferecidos pela Microsoft. E então surge um sistema com uma interface totalmente reformulada, os atalhos para os programas agora são distribuídos em blocos que ficam exibindo as atualizações relacionadas ao programa. Mesmo que os blocos coloridos tenham um tamanho apropriado para serem manipulados numa tela sensível ao toque, não quer dizer que se possa obter uma excelente experiência de navegação usando a boa e velha “dupla” teclado e mouse.

Na tela de início, o sistema reúne todos os programas numa única área, que pode ser modificada e permitindo ao usuário redefinir a disposição dos atalhos conforme o gosto e a necessidade. Essa tela substitui o tradicional botão de “iniciar” e o menu que distribuía os atalhos para os programas instalados no PC. O objetivo de qualquer usuário é executar programas e se eles estiverem dispostos numa interface intuitiva, é um recurso muito útil, mesmo que o PC tenha de ser operado com mouse e teclado.

Outro aspecto relevante que pode ser percebido pelos usuários é que mesmo sendo uma interface rica em efeitos, ela não onera a execução do sistema ou mesmo de programas que estiverem abertos. Também vale salientar que por trás dessa tela, existe um desktop que pode ser acessado pela própria nova interface. Os programas executados e que ainda foram adequados à tela sensível ao toque terão exatamente o mesmo comportamento encontrado nas versões do Windows 8.

Por mais que a nova interface do Windows 8 seja interessante, ela por si só talvez não seja o motivo determinante para justificar o upgrade. O que o Windows 8 Pro tem a mais em relação ao Windows 8 (simples). Melhor esperar pelo Windows 8? A edição do Windows 8 disponível é a Pro. Nela, estão disponíveis recursos avançados de conectividade em redes corporativas e acesso remoto à área de trabalho. Também está disponível um recurso que aumenta a segurança dos dados armazenados no disco, que são criptografados. Nesse caso, se o usuário não necessita realizar acesso remoto ou conectar o PC a uma rede corporativa, esses recursos acabam sendo dispensáveis. Já a proteção dos dados por criptografia pode ser obtida usando programas gratuitos que também oferecem um excelente nível de segurança.

O valor cobrado pela atualização do Windows 8 Pro vale por um período limitado, não foi divulgado qual será o preço final após o término da promoção. Mesmo que o usuário não possua necessidades avançadas, instalar a versão completa do Windows 8, quando estiver disponível, pode ser uma boa decisão, levando em consideração o preço promocional.

Em termos de performance, o Windows 8 é muito superior ou dá para esperar? Muito além de afirmações de campanha de marketing, o Windows 8 realmente apresenta uma performance superior se comparado com os seus antecessores. Isso porque houve uma reformulação no gerenciamento da execução dos programas abertos. O consumo de memória RAM e processador sofreu uma drástica redução. Essa reformulação irá beneficiar também os usuários que têm equipamentos com recursos limitados.

Artigos relacionados
 Definir segurança da informação é bem mais fácil do que praticar seu conceito. As empresas estão começando a entender que segurança da informação não é só mais...
Leia Mais [+]
Trend Micro identifica golpes usando anúncio falso sobre iPhone 6Por Redação em | 16.07.2014 às 12h25Com a proximidade do lançamento do iPhone 6, a empresa de s...
Leia Mais [+]
Usuários brasileiros que buscam pelo WinRAR no Google podem acabar instalando um malware no computador acidentalmente. Cibercriminosos do país registraram diver...
Leia Mais [+]