Canonical lança guia com instruções e convida desenvolvedores a adaptar o sistema a seus tablets e smartphones favoritos

 Alguns dias atrás a Canonical lançou versões do Ubuntu Touch, nome dado à nova interface para telas sensíveis ao toque (smartphones e tablets) de seu sistema operacional, prontas para serem instaladas em aparelhos como o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10, bem como instruções de instalação.

Agora a empresa lançou um “Porting Guide” com instruções que os desenvolvedores podem seguir para adaptar o sistema a novos aparelhos, e iniciou uma “Port-a-thon”, espécie de “maratona de desenvolvimento” onde onde desenvolvedores tentam colocar o software nos aparelhos de sua escolha.

alt

“Se você não se importa em fuçar um pouco, talvez compilar um kernel ou esmiuçar arquivos de configuração, nem em reinstalar o sistema em seu aparelho repetidamente, pode ser a pessoa que estamos procurando”, disse Daniel Holbach, um dos desenvolvedores do sistema, em um post no blog para desenvolvedores do Ubuntu na última sexta-feira.

Inclusas no guia estão instruções sobre o funcionamento interno do Ubuntu Touch, como as imagens do sistema são geradas, como testá-las e mais.

Trabalho em andamento

Se os resultados até agora forem um indicador, não irá demorar muito até que o Ubuntu Touch esteja rodando em uma ampla gama de hardware. Participantes do projeto já adicionaram suporte, em vários estágios de funcionamento, a 25 outros dispositivos, além dos quatro originais. Entre eles estão o tablet Motorola Xoom, Huawei Ascend G300, Samsung Galaxy S e Galaxy Note II, ASUS Transformer Pad TF300T, Dell Streak 7 e uma variedade de aparelhos da HTC. 

Já os visitantes do Mobile World Congress em Barcelona, Espanha, podem evitar o trabalho pesado: a equipe no stand da Canonical (Stand 81D30 no App Planet Hall 8.1) estão a postos para instalar o Ubuntu Touch Developer Preview nos aparelhos da Google oficialmente suportados (Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10).

 

 

Fonte:www.pcworld.uol.com.br/noticias/2013/02/27/ubuntu-touch-ja-roda-em-25-aparelhos-entre-tablets-e-smartphones/

Artigos relacionados
Enfim, foi confirmada oficialmente a atualização do Windows 8. A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (14), que o aguardado e especulado "Windows Blue&quo...
Leia Mais [+]
A Samsung diz ter sido a primeira empresa a desenvolver tecnologia 5G, com potencial para ser "várias centenas de vezes mais rápida que até mesmo o 4G mais...
Leia Mais [+]
O setor produtivo brasileiro é um dos que mais sofre quando ocorrem quedas de energia. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria ...
Leia Mais [+]