Usuários brasileiros que buscam pelo WinRAR no Google podem acabar instalando um malware no computador acidentalmente. Cibercriminosos do país registraram diversos domínios maliciosos para distribuir falsos instaladores do software. E não só isso: para aparecerem no topo dos resultados, eles também compraram links patrocinados.

A técnica é parecida com a utilizada no caso do falso Windows Live Messenger, um golpe que se espalhou durante o processo de integração do serviço com o Skype.

Conforme a Kaspersky Lab, o falso programa, depois de executado, direciona a vítima para páginas falsas de banco quando ela tenta realizar uma transação no Internet Banking.

Fábio Assolini, analista de malware da companhia, destaca o método de distribuição do arquivo malicioso. Conforme o especialista, durante boa parte do dia o site malicioso oferece o download legítimo do WinRAR, hospedado no domínio rarlab.com. Em certas horas da noite, porém, ele começa a distribuir o cavalo-de-troia.

O malware faz uma pequena alteração no proxy dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox. Essa mudança é a responsável pelo direcionamento para os sites falsos de bancos, que têm o objetivo de roubar as credenciais bancárias do usuário.

Os analistas da Kaspersky Lab alertam para os usuários ficarem atentos ao baixar programas na internet, escolhendo sempre o site oficial do distribuidor que, no caso do WinRAR, é http://www.winrarbrasil.com.br Caso o site seja desconhecido, não baixe o programa.

 

 

Fonte:www.adrenaline.uol.com.br/seguranca/noticias/16744/kaspersky-descobre-falso-instalador-do-winrar.html

Artigos relacionados
Um estudo feito pela NSS Labs descobriu algo que pouca gente consegue acreditar: o Internet Explorer 9 é o navegador mais seguro do mercado - ao menos na hora d...
Leia Mais [+]
A entrada do Facebook em Wall Street deve ser acompanhada de intenso debate sobre o enorme impacto das redes sociais sobre as crianças, opina Jim Steyer, especi...
Leia Mais [+]
Poucas empresas protegem transações financeiras de clientes endpoint – alvo favorito dos cibercriminosos Publicado em 24/09/2014 - 7:30 por Daniel Praciano | Co...
Leia Mais [+]