Nesta sexta-feira, 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Internet, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. E o usuário brasileiro parece ter a lista de motivos recheada para festejar esta data. Afinal, de acordo com dados do IBGE, a proporção de internautas no Brasil com acesso à grande rede dobrou em relação à 2005.

 

Criada na época da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética como um tipo de equipamento militar, a Internet hoje conecta o mundo inteiro em torno de interesses que vão dos negócios ao entretenimento. E a população brasileira está entre as que mais se renderam às maravilhas da "World Wide Web".

Segundo relatório da firma especializada comScore, o Brasil já se tornou dono da sétima maior audiência da Internet mundial e lidera os acessos da América Latina. Para o Ibope, mais de 80 milhões de brasileiros já têm acesso constante à grande rede, e mais de 67,8 milhões usam a web em casa. E os motivos para os acessos são variados.

Em 2012, o comScore divulgou uma pesquisa em que revelou os hábitos do brasileiro ao usar a Internet. De acordo com o estudo, redes sociais, entretenimento e informação são os conteúdos mais buscados pelos brasileiros, que lideram o acesso aos blogs. A página que "mais acessada" atualmente, claro, é o Facebook.

O e-commerce brasileiro também cresceu, fechando 2012 com o faturamento de R$ 55 bilhões, segundo dados do site eMarketer. A previsão é de que até 2016 o Brasil já esteja ocupando a quarta colocação nesta categoria, onde atualmente ele ocupa o sétimo lugar. Ou seja, o preconceito com compras na web já é coisa do passado no país.

Inclusão digital alavanca crescimento

Adquirir um plano de Internet, ou até mesmo um computador, não era uma tarefa fácil há alguns anos. Os PCs eram extremamente caros e a banda larga ainda era um sonho de muitos usuários que só se conectavam via Internet discada – aproveitando as noites e os finais de semana para pagar menos por isso.

Entretanto, de 2005, quando o IBGE registrou que somente 21% da população haviam tido algum acesso à web em três meses, para 2011, quando calculou-se que esta taxa havia aumentado para 46,5% (ou seja, proporcionalmente, quase o dobro), muita coisa mudou. Deu-se início a um grande projeto de inclusão digital.

Computadores nas escolas públicas, incentivos para aquisição de máquinas, doação de laptops para funcionários públicos, facilidades de pagamento, queda nos preços de PCs e assinaturas de Internet. Tudo isso contribuiu bastante para que o Brasil virasse para o mundo uma referência em termos de utilização da rede.

"Esse processo que o país tem vivido nos últimos anos de redução da pobreza, aumento da qualidade do emprego, do poder de compra, esse conjunto de fatores socioeconômicos tem propiciado a essa população maior acesso à Internet", avaliou um dos responsáveis pelo estudo do IBGE, Cimar Azeredo.

Internet se torna uma necessidade

Agora, a Internet deixou de ser luxo para ser necessidade. Um estudo do IAB Brasil com o comScore destacou que 88% da população vê a Internet como mídia mais importante nos dias de hoje, superando os tradicionais rádio, televisão e jornal. O crescimento do acesso aos aparelhos móveis é evidenciado, com 52% da população tendo smartphones.

Todos estes dados só comprovam que o povo brasileiro está cada vez mais presente na grande rede. Seja para usar o Facebook, assistir um vídeo no YouTube ou então realizar conferências e enviar e-mails de negócios. E, ao que tudo indica, a tendência é de que no Dia Internacional da Internet em 2014 estas estatísticas estejam ainda maiores.

 

 

Fonte:http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/brasil-festeja-dia-internacional-da-internet-ainda-mais-conectado.html

Artigos relacionados
China planeja seu próprio sistema operacional para fugir das garras de empresas ocidentaisautor: joséAssine a tag china para ser avisado sempre que novos conteú...
Leia Mais [+]
Especialistas também identificaram outro código malicioso que é entregue por meio de upgrade para celular e rouba códigos bancários SMS...
Leia Mais [+]
Como qualquer computador, o aparelho necessita de segurança contra softwares maliciosos que causam principalmente perdas financeiras Victor Lopes Reportagem Loc...
Leia Mais [+]