Praga aproveita brecha de segurança do sistema para ganhar privilégios de administrador.

 

A empresa de segurança Kaspersky afirma ter descoberto o "mais sofisticado trojan para Android" de todos os tempos. Identificada como "Backdoor.AndroidOS.Obad.a", a ameaça é capaz de enviar mensagens SMS, baixar e instalar outros malwares, infectar outros dispositivos via Bluetooth e realizar comandos remotos nos aparelhos infectados.

Segundo a Kaspersky, o Obad é extremamente bem disfarçado e utiliza uma série de brechas de segurança do sistema operacional do Google para se esconder. Assim que o malware é executado, ele tenta ganhar privilégios de administrador para tomar o controle do aparelho.

Depois que o malware completa esse objetivo, começam os verdadeiros problemas, indica Roman Unuchek, especialista da Kaspersky Lab.

Ameaça invisível

Em postagem no site da empresa, Unuchek explica que o trojan não pode ser deletado após conseguir o privilégio de administrador. "Explorando uma vulnerabilidade desconhecida do Android, a aplicação maliciosa ganha privilégios estendidos, mas não é listada como uma aplicação com privilégios de administração do device", aponta o especialista.

Os representantes da companhia de segurança já informaram a Google da nova vulnerabilidade. A Kaspersky afirma que o número de aparelhos infectados com a nova praga ainda é pequeno: apenas 0,15% das infecções em Androids são de responsabilidade do Obad.

 

 

Fonte:www.tecmundo.com.br/android/40607-trojan-highlander-assusta-usuarios-do-android.htm

Artigos relacionados
Além disso, 29% dos usuários não toma qualquer medida de segurança deste gênero e 11% admitiram que não pretendem fazê-lo no futuro Um estudo da Kaspersky Lab e...
Leia Mais [+]
Para competir com as companhias aéreas, empresas de ônibus que fazem o eixo Rio-São Paulo estão oferecendo conforto e tecnologia que seduzem os passageiros. Des...
Leia Mais [+]
THIAGO SANTAELLA Já parou para pensar em quanta informação tem dentro do seu celular São fotos, vídeos, contatos e até senhas de contas bancárias. Vários arquiv...
Leia Mais [+]