A todo momento, hackers desenvolvem novas ameaças para usuários de computadores pessoais. Os códigos maliciosos são desenvolvidos para roubar informações bancárias e pessoais, enviar spams com propagandas e vírus, além de incluir máquinas em redes zumbi.

Segundo a empresa de segurança digital Kapersky, existem vários indícios que existe a presença de vírus em computadores. Caso o usuário identifique alguns destes sintomas, é necessário ficar alerta, pois são grandes as chances de precisar de uma manutenção urgente.

1. Bloqueios inesperados

Você está navegando tranquilamente pela Internet, quando, de repente, o computador trava. Caso o Windows entre na temida tela azul, pode ser sinal de que há algo de errado com o sistema. Neste caso, não perca tempo e faça uma busca com seu software antivírus.

2. Sistema lento

O sistema operacional apresenta lentidão incomum para executar aplicativos básicos que normalmente não consomem muito processamento, ou ainda, os softwares de costumam ficar lentos de uma hora para outra? Seu computador pode ter sido infectado recentemente.

3. Atividade elevada do disco rígido

Seu HD está registrando atividade elevada mesmo com o computador em "descanso" e sem realizar tarefas. Possivelmente isso é indício de que há algum programa oculto rodando em background. Esse programa pode ser um vírus, fique alerta!

4. Janelas estranhas

Durante o processo de boot, observe se janelas estranhas aparecem indicando problemas no acesso a diferentes discos no sistema.

5. Mensagens estranhas

Fique atento se, ao utilizar o computador, aparecem algumas mensagens esquisitas dizendo que arquivos ou programas não podem ser abertos.

6. Atividade indevida dos programas

Programas que abrem sozinhos não respondem aos comandos do usuários ou mostram notificações dizendo que há uma aplicação tentando acessar a Internet sem seu consentimento? Preocupe-se caso isso aconteça com frequência.

7. Atividade aleatória de rede

Seu roteador pisca constantemente na luz indicadora de fluxo de dados e isso acontece mesmo quando você não está executando programa algum conectado.

8. Mensagens de e-mails instáveis

Você notou que há uma atividade estranha ao enviar e-mails, e seus amigos dizem receber mensagens suas que você jamais enviou? Fique atento!

9. Endereço de IP na lista negra

Caso receba uma mensagem de e-mail dizendo que seu endereço de IP faz parte de uma lista negra, é provável que você faça parte de uma rede zumbi de computadores. Criminosos virtuais estão utilizando seu PC para enviar e-mails ou acessar sites sem que você perceba.

10. Desativação inesperada do antivírus

Alguns softwares maliciosos são desenvolvidos para desativar o antivírus de computadores. Dessa forma, é criada uma brecha em seu sistema para que ele seja infectado em outro ataque.

Para evitar dor de cabeça, além de ter um bom antivírus instalado, procure ter boas condutas ao navegar pela rede. Evite navegar em sites suspeitos, clicar sobre links desconhecidos e instalar aplicativos de procedência duvidosa. Proteja seu computador de ataques hackers.

 

 

Fonte:www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/seu-computador-esta-com-virus-conheca-os-dez-sintomas-mais-comuns.html

Artigos relacionados
Eolas afirma que rede social faz uso indevido de quatro de suas patentes de tecnologia interativa na web....
Leia Mais [+]
Empreendedor da Ventilar Parafusos abriu loja por necessidade de mercadoFundador vendeu serralheria e abriu loja de fixadores em Sorocaba.Há 19 anos, no mesmo l...
Leia Mais [+]
Imposto de renda continua sendo atrativo para hackers, diz KasperskyA Declaração do Imposto de Renda (IRPF 2015) pela Internet segue sendo um prato cheio para o...
Leia Mais [+]