Kaspersky Lab: conheça os cinco maiores erros que se podem cometer no Facebook

As redes sociais vieram para mudar radicalmente a forma como nos comunicamos e é através da tela dos nossos dispositivos que adquirimos costumes que normalmente não teríamos na nossa vida real, mas que parecem muito comuns e triviais na digital. A Kaspersky Lab elaborou um ranking dos cinco principais erros que os usuários cometem no Facebook. Cada um destes erros pode fazer com que o usuário perca dinheiro, veja a sua reputação ser danificada ou acabe com boas relações que mantém com as pessoas que aprecia.


Publicar a biografia completa

Porque isto é um erro:

Embora seja tentador ter muitas lembranças e “likes” no nosso aniversário, quando nos tornamos pais ou quando algo importante acontece na nossa vida, convém considerar quantos serviços, incluindo bancos e instituições financeiras, contam com os seus dados, como a data de nascimento, para ter acesso à sua conta. Além disso, os cibercriminosos gostam muito do Facebook e de outras redes sociais, já que estas lhes permitem recolher todo o tipo de dados, que depois utilizam para violar as contas mais importantes.

O que fazer:

Não publique sua data de nascimento na internet, ou pelo menos não indique o ano. Evite também revelar os nomes de familiares ou de animais de estimação e outros dados parecidos que, muitas vezes, são usados para ataques de engenharia social.

Tornar os posts públicos

Porque isto é um erro:

Qualquer um pode ler o que você publica – os seus amigos, a sua mãe, os seus filhos, o seu chefe, o seu ex, agências de emprego, além de múltiplas empresas de marketing e possíveis “inimigos” que estiverem planejando algum tipo de fraude online. Normalmente consideramos que os posts do Facebook são uma forma moderna de contar histórias a um pequeno público, como se o estivéssemos fazendo isso na sala de estar com um grupo de amigos ou familiares. Mas quando o post é público, a coisa muda de figura. Alguém pode, acidentalmente ou com intenção, mal-interpretar as suas palavras e contar a sua versão dos fatos a uma pessoa que é importante para você. Ou simplesmente pode usar as suas palavras para o incomodar ou preparar algum tipo de golpe, roubar a sua identidade, etc... a lista é infinita. Isto pode mesmo acontecer e, como efeito, são muitos os casos em que algum post imprudente foi compartilhado nas redes sociais, tendo provocado inclusive a demissão do autor da mensagem.

O que fazer:

Defina a sua conta do Facebook para que os seus posts sejam compartilhados “apenas com amigos” ou “amigos de amigos”. É fácil ignorar este ajuste e compartilhar o post com os mais de milhões dos usuários do Facebook. Além disso, preste atenção ao público com o qual compartilha as suas fotos.

Usar senhas pouco seguras

Porque isto é um erro:

Provavelmente você tem muitas galerias de fotos e mensagens privadas no Facebook e, sem dúvida, não deseja que qualquer pessoa as veja. Também é importante lembrar que a maioria das pessoas utiliza o Facebook como login de outros serviços na internet. Por isso, se alguém conseguir obter acesso à sua conta do FB, todos esses serviços estarão também comprometidos.

O que fazer:

Escolha uma senha forte e segura para a sua conta. Melhor: ative a dupla verificação para se proteger. E não use a sua senha do Facebook em nenhum outro serviço, ela deve ser única.

Compartilhar a sua localização

Porque isto é um erro:

Isso permite que outras pessoas saibam onde você está, onde vive e onde trabalha. Isto pode ser especialmente perigoso para crianças e jovens. Além disso, mesmo quando faz algo “inocente”, como se registar num restaurante ou num hotel, você indica que não está em casa, o que pode ser uma informação de muito valor para os ladrões.

O que fazer:

Desativar a geolocalização (adicionar o local) nas fotos que publica. Não use a função de localização ou crie uma lista muito restrita e controlada de pessoas que podem ver onde está.

E lembre-se: desconfie sempre de desconhecidos.

Aceitar amigos que não são amigos

Porque isto é um erro:

Provavelmente isto já lhe aconteceu muitas vezes. Alguém lhe pede amizade, mas trata-se apenas de um conhecido. Porém, o fato de você possuir dez amigos em comum com a pessoa te faz aceitar o pedido de amizade. Isto não deveria acontecer. Em primeiro lugar, porque sendo seu “amigo” esta pessoa desconhecida tem acesso à sua informação publicada no modo “apenas amigos” e pode usá-la para qualquer fim. Depois, compromete a segurança dos seus amigos, já que muitos usam o modo “amigos de amigos” para permitir que outros vejam suas publicações. Além disso, este desconhecido pode enviar mensagens (eventualmente com spam e links maliciosos) e tornar-se amigo de ainda mais usuários do Facebook, já que a sua amizade aumenta a autoridade desta pessoa.

O que fazer:

Aceite pedidos de amizade apenas de pessoas que conheça pessoalmente e que conheça bem. Talvez convenha fazer uma avaliação da sua rede de amigos no Facebook – isto fará com que se destaque qualquer tipo de atitude estranha entre as pessoas com quem tem amizade no Facebook.

Artigos relacionados
Empresas Dependem de Proteção de Terceiros Contra Ataques do Tipo DDoSUma em cada cinco empresas pesquisadas, acredita que os seus serviços on-line devem ser pr...
Leia Mais [+]
O tablet Surface foi lançado há cerca de um ano e, desde então, a Microsoft não se pronunciou sobre o futuro da linha. Entretanto, de acordo com um relatório ad...
Leia Mais [+]
A Kaspersky Lab anuncia o lançamento do Kaspersky Internet Security multidispositivos 2014, um novo produto de segurança que oferece proteção avançada para PCs,...
Leia Mais [+]