Patricia Knebel

Os pais exageram na responsabilidade colocada na escola quando o assunto é a educação dos seus filhos para o uso seguro da internet. Pelo menos é o que pensam 89% dos professores ouvidos pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis. O estudo mostra a necessidade de se aumentar o debate em relação às responsabilidades sobre a orientação e educação de crianças e jovens para um uso responsável da web e dos aparelhos digitais. Até porque 38% dos pesquisados afirmaram acreditar que os pais também não sabem o suficiente sobre o assunto para orientar seus filhos.



Para a AVG, os dados ressaltam a lacuna entre os conhecimentos e habilidades dos professores e as expectativas de ensino dos pais. “Essa responsabilidade preocupa ainda mais os professores, porque eles não se sentem bem preparados para responder às questões relativas à segurança, pois tiveram pouco ou nenhum treinamento formal sobre o tema”, diz o diretor de Marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell. Apenas 28% dos 1,8 mil professores ouvidos em nove países, entre eles o Brasil, tiveram alguma capacitação sobre o assunto.

Apesar disso, 92% confirmaram usar conteúdos retirados da internet em sala de aula e 69% já debateram a segurança com seus alunos, mesmo que pontualmente. No Brasil, 88% destes profissionais passam tarefas de casa que exigem o uso da internet, enquanto a média global é de 57%. “A internet faz parte da vida de todos, inclusive do ambiente escolar, e como é um tema novo, é normal as pessoas se sentirem inseguras”, comenta o gestor. Segundo ele, tanto os pais como os professores precisam ser orientados sobre a forma mais adequada de tratar temas como o ciberbullying. Uma dica pode ser a realização de palestras nas escolas, reunindo pais e educadores. Os próprios alunos também precisam ser envolvidos, destaca Sumrell. Para 77% dos professores entrevistados, a segurança na web deveria ser uma disciplina presente nos currículos escolares.

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