Construção em alta

Participando de dois mercados que vivem realidades diferentes o industrial e o da construção -, Norton trabalha para equilibrar os negócios.



Com produtos voltados tanto à indústria como à construção civil, a Norton viveu duas realidades distintas em 2013. Enquanto o segmento industrial registrou um período negativo, ainda com dificuldades na produção de manufaturados, afetado pela baixa competitividade do País devido ao custo elevado no Brasil, o setor da construção, mais uma vez, encerrou o ano em terreno positivo, com incremento de 12% sobre 2012.

O bom desempenho, entretanto, não é obra do acaso. Alexandre Brito dos Santos, diretor Comercial América do Sul da Norton, explica que a companhia procura manter a proximidade com revendedores e distribuidores, entendendo as necessidades em produtos e de programas de marketing e relacionamento. "Somente no ano passado, lançamos mais de 700 itens, que complementam e visam melhorar nossa oferta aos clientes", revela o executivo.

Para que isso fosse possível, investimentos industriais foram necessários para aumentar a capacidade produtiva de várias linhas de produtos. Tanta atenção tem uma explicação: a organização enxerga boas oportunidades de crescimento na área de construção, tanto residencial, como comercial e industrial.

Santos lembra que o parque fabril do negócio Abrasivos da Saint-Gobain na América do Sul conta com sete fábricas no Brasil, além de unidades na Argentina, Colômbia e Venezuela. Em várias dessas unidades, a empresa mantém Centros de Excelência, que contam com uma estrutura para treinamentos práticos e teóricos, além do desenvolvimento de novos produtos. O mais recente foi inaugurado, no ano passado, em Guarulhos (SP), e conta com uma moderna infraestrutura de equipamentos, auditório e ambiente para provas práticas para lixas. "O negócio de Abrasivos é dividido em cinco unidades de negócio: lixas, rebolos, discos de corte e desbaste, discos diamantados e máquinas para construção, além do negócio de Superabrasivos rebolos diamantados para área industrial. Cada uma possui sua estrutura de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, além de contar com os centros mundiais nos Estados Unidos, Europa, índia e China", reforça o diretor, acrescentando que a empresa tem como meta manter, no mínimo, 35% da linha de produtos com menos de cinco anos.

Atendendo a clientes em todo o Brasil, com 14 filiais de vendas, o executivo destaca que a proximidade com os clientes é uma realidade nos negócios da empresa. Para tanto, desenvolve material para pontos de venda e de divulgação, merchandising e oferece treinamentos, tanto locais como por meio dos Centros de Excelência localizados nas fábricas. "Além de sermos parceiros da Anamaco, oferecendo cursos e indicando lojistas para participarem de treinamentos na Loja Escola, mantemos um programa estruturado de distribuição de material de merchandising nas lojas", explica Santos.

Com a baixa competitividade das indústrias e os altos custos de produção no País, a Norton procura ajuda das a reduzir os seus custos de produção e aumentar a qualidade de seus produtos finais através de um processo estruturado de consultoria chamado Programa de Soluções por Processo (PSP), cujo objetivo é entender as necessidades dos clientes e apresentar alternativas de reduções de custos baseados em novos produtos ou mudanças no processo produtivo. "Para os distribuidores e revendedores, também usamos o programa, mas com foco no aumento das vendas e oportunidades, enxergando melhor as necessidades em termos de programas de marketing, treinamento e serviços, entre outros.

Desenvolvemos mais de mil projetos desse programa em 2013 que, seguramente, ajudaram a melhorar os resultados", garante o executivo.

Na percepção de Santos, até o momento, o ano de 2014 está sendo de menor crescimento devido aos problemas vividos pelo setor industrial e também atribuído a uma baixa atividade do setor antes e durante a Copa do Mundo. No entanto, para este segundo semestre, é esperada uma recuperação pela sazonalidade natural e pelo fato de haver mais dias úteis de trabalho. "Projetamos crescimento de cerca de 10%", antecipa.

Atualmente, os recursos estão sendo destinados à continuidade da ampliação da capacidade produtiva e na melhoria dos processos e serviços através de um programa estruturado de inovação, em que a companhia busca entender as necessidades de mercado e transformá-las, ainda mais rápido, em novos produtos e serviços. "Para 2015, pela necessidade de obras residenciais e de infraestrutura no País, nossa expectativa é de que seja um ano melhor do que este", finaliza Santos.

Artigos relacionados
Riscos atribuídos ao malware WireLurker são exagerados, afirma Trend MicroNa semana passada, um novo malware foi descoberto por especialistas de segurança digit...
Leia Mais [+]
Tempo não se encontra – se fabrica. Não é fácil, mas a solução está na disciplina, na organização e nas escolhas que fazemos. Saiba priorizar e veja se alguma d...
Leia Mais [+]
Empreendedor da Ventilar Parafusos abriu loja por necessidade de mercadoFundador vendeu serralheria e abriu loja de fixadores em Sorocaba.Há 19 anos, no mesmo l...
Leia Mais [+]