Maioria dos internautas brasileiros vê risco em compras online

Pesquisa indica que métodos de segurança de fornecedores de pagamento via internet ainda não ganharam a confiança dos usuários. A pesquisa aponta que 67% dos usuários brasileiros têm medo de fraudes financeiras na internet.



No Brasil, 71% dos usuários de internet se sentiram vulneráveis enquanto realizavam compras online ou faziam transações online, e 57% dos usuários acessariam os sistemas de pagamento online com mais frequência se eles se sentissem protegidos contra fraude cibernética. Os números, que fazem parte de pesquisa conduzida pela Kaspersky Lab e pela B2B International, mostram que os métodos de segurança de fornecedores de pagamento online ainda são motivos de desconfiança dos consumidores.

A pesquisa aponta que 67% dos usuários brasileiros tem medo de fraudes financeiras na internet, e os dados mostram numerosos exemplos de desconfiança do consumidor. Por exemplo, 47% daqueles que fazem pagamentos online estão certos de que mesmo o aplicativo móvel oficial oferecido por empresas financeiras precisam de mais proteção antes que estejam verdadeiramente seguros. Além disso, 56% relatam que encerram uma operação financeira no meio do processo por não ter certeza sobre a segurança da transação.

O nível de proteção contra fraude cibernética é um fator importante para os usuários na hora da escolha de uma loja online ou um operador de serviço financeiro: 62% dos entrevistados disseram que eles prefeririam empresas que oferecessem métodos adicionais de segurança para proteger informações. Além disso, 74% dos pesquisados esperam que bancos, sistemas de pagamento e lojas online protejam seus computadores e dispositivos móveis contra fraude financeira.

Ao mesmo tempo, muitos estão cientes que precisam melhorar seus próprios métodos de segurança em adição às proteções oferecidas pelos fornecedores de pagamento. Enquanto 24% dos consumidores colocam toda a responsabilidade pela segurança de transações financeiras em bancos e 23% acreditam que eles têm toda a responsabilidade, 51% dos entrevistados acreditam que tanto clientes quanto bancos devem ser responsáveis pela proteção de informação financeira. Isto sugere que os usuários estariam abertos a aceitar novas ferramentas de suas organizações para ajudar a gerenciar suas responsabilidades compartilhadas de prevenir fraude online.(Com assessoria de imprensa)

Artigos relacionados
Japão trabalha para garantir infraestrutura após ataqueO Japão, temendo ser um alvo fácil de possíveis ciberataques vindos da Coreia do Norte após a invasão da ...
Leia Mais [+]
Kaspersky Lab: conheça os cinco maiores erros que se podem cometer no FacebookAs redes sociais vieram para mudar radicalmente a forma como nos comunicamos e é a...
Leia Mais [+]
Para competir com as companhias aéreas, empresas de ônibus que fazem o eixo Rio-São Paulo estão oferecendo conforto e tecnologia que seduzem os passageiros. Des...
Leia Mais [+]