Hackers fazem senhas de redes sociais da Sony vazarem na internet

Depois de ter cinco de seus filmes inéditos vazados nesta semana, conforme O Sul noticiou, a Sony Picturcs sofreu um novo ataque hacker. Agora, são milhares de documentos com senhas internas da empresa, incluindo contas de redes sociais e até mesmo acesso a contas da Amazon e de cartões de crédito da American Express.



Segundo informações do BuzzFecd, entre os documentos vazados, há uma pasta chamada Password (Senhas), com "139 documentos de Word, planilhas de Excel e arquivos zipiidos1', incluindo documentos como "YouTube login passwords" (senhas de acesso ao YouTube) ou "password list" (lista de senhas).

Tudo começou porque um dos filmes recentes da empresa, 'The Interview" ("A Entrevista"), estrelado petos atores Seth Rogen e James Franco que tem previsão de estreia para o dia 25 deste mês incluía uma trama para assassinar o líder coreano Kim-Jong-un.

Em represália, hackers controlados pelo governo norte-co- reano teriam invadido os servidores da Sony Piclures.

Senhas e roteiros.

Os invasores usam o nome de Guardians of Peace (guardiões da paz, em portugués). Apesar do roubo de informações, o ataque se destaeou pelo uso de uma praga digital capaz de destruir dados. O vírus faz a subscrição de arquivos de dados para dificultar a recuperação e, em seguida, apaga programas e componentes do sis-

lema operacional para que o computador fique inutilizável O código destrutivo foi batiüado de Destover.

Especialistas cm segurança associaram o Destover ao programa DarkSeoul, usado em um ataque que paralisou instituições financeiras na Coréia do Sul em 2013.

Uma análise do Destover foi publicada pela empresa de segurança Kaspersky Lab na quinta-feira O espeeialisLa Kurt Baumgartner. da Kaspersky Lab, notou que o Destover Se diferencia do DarkSeoul por não ter compatibilidade com sistemas Linux, mas muitas características operacionais são paiecidas.

Baumgartner afirma ainda não haver evidência concreta

de que os códigos foram usados pelo mesmo grupo, mas que é extraordinário e ínco-

mum quealos focados dedestruição cibernética cm larga escala sejam realizados com semelhanças claramente reconhecíveis.

Investigações.

A Sony contratou a consultoria Mandiani para auxiliar as investigações, mas ainda não declarou oficialmente que o ataque teve origem no país asiático.

Mesmo assim, as suspeitas já levantaram questionamentos. Um diplomata norte-corcano não identificado declarou ao site Voiee of America que o país não está envolvido no ataque, "Meu país declarou publi

camente que seguiria as normas internacionais sobre hackínge pirataria", disse, segundo a publicação.

"O roubo de conteúdo da Sony Pictures Entertainment é um assunto criminal, e nós estamos trabalhando próximos às forças da lei às quais direcionamos esse assunto", afirmou em comunicado um porta-voz da companhia japonesa ao site da revista Variely,

Entre os títulos vazados pelos hackers está "Fury" ("Corações de Ferro"), que estreou nos Estados Unidos em Outubro e conta com Brad Pitt c Shia LaBeouf no elenco.

O governo norte-coreano negou qualquer participação nos ataques,

Insegurança.

O ataque contra a Sony deixou especialistas em segurança em alerta Eles temem que esse seja apenas o primeiro de uma série de ataques que terão empresas como alvo em 2015.

O ocorrido também serve de lição para outras companhias redobrarem os cuidados com sua segurança.

O fato de a empresa guardar suas senhas em uma pasta titulada com o mesmo nome foi considerado motivo de vergonha por especialistas de segurança. Uma das regras mais defendidas por esses profissionais é que os usuários nunca escrevam senhas justamente pelo risco que o vazamento de um documento com esse tipo de informação representa.

Artigos relacionados
Parece que a Microsoft está trabalhando em uma versão mini do Surface, e, se os rumores forem confirmados, a empresa pode estar se preparando para lançar o disp...
Leia Mais [+]
A Intel deve mesmo apostar pesado no crescente mercado de processadores para servidores com a nova plataforma Brickland, que se estenderá pelas arquiteturas Ivy...
Leia Mais [+]
Dois anos depois de anunciar que era preciso reinventar o notebook, a Intel apresentou a quarta geração de processadores Core, codinome Haswell. Os processadore...
Leia Mais [+]