Kaspersky: segurança em QR scanner
A Kaspersky Lab anunciou esta semana o lançamento de um novo aplicativo para dispositivos móveis, o Kaspersky QR Scanner. Compatível com Android e iOS, o leitor quer chamar a atenção por seus rigorosos recursos de segurança.
De acordo com a desenvolvedora, além de decifrar informações de códigos QR, o aplicativo alerta usuários sobre links potencialmente perigosos que eles contenham.
"Criminosos estão constantemente criando novos truques para atrair usuários para sites maliciosos. Um artifício que se tornou popular recentemente é criptografar um link de phishing em um código QR", destacou a companhia em nota.
Para combater malware, a proposta do app é simplificada, com mecanismos de digitalização, verificação e abertura dos arquivos, bloqueando links maliciosos nos QR codes.
"Se tudo estiver ok, ele abre a página. Se o link leva a um phishing ou um site malicioso, o usuário vê uma notificação de aviso", afirma a Kaspersky em comunicado.
Além dos endereços de sites, o scanner detecta corretamente quaisquer textos codificados em códigos QR, bem como informações de contato, e também pode aceitar rapidamente as configurações de Wi-Fi e conectar o dispositivo à rede.
Segundo Alexey Chikov, gerente senior de produtos da Kaspersky Lab, cibercriminosos estão escondendo links em códigos QR, o que criou a necessidade do uso de scanners seguros.
"Amanhã, se eles aprenderem a enviar links via rádio ou anexar um leitor de cartões de pontos para telefones, teremos de protegê-los também. O principal é que a tecnologia da Kaspersky Lab possa detectar o risco e efetivamente proteger os usuários", diz Chikov.
O que resta saber, entretanto, é a necessidade de toda essa segurança nos QR codes, já que poucas pessoas aderiram ao uso desta tecnologia. Segundo dados divulgados pela Pitney Bowes, apenas 15% dos consumidores ativam a tecnologia.
A pesquisa sobre a utilização dos códigos de resposta rápida foi realizada na América do Norte e na Europa com um total de 5 mil pessoas. Os dados não revelam se a leitura dos código de barras bidimensional tem aumentado ou não.
Mesmo assim, no Brasil, algumas novas tecnologias sugerem um futuro promissor para os códigos de quick response. Um deles é o uso na nota fiscal eletrônica para consumidor. No cupom impresso, um QR code é a chave para acessar a nota digital na internet.
Kaspersky: segurança em QR scanner
Artigos relacionados
Os bons Nobreaks não servem apenas para manter os equipamentos eletrônicos funcionando em caso de falta de energia elétrica, mas também possuem diversos siste...
Apesar da grande popularização dos dispositivos móveis, os usuários ainda subestimam os riscos que correm ao se conectarem. Segundo pesquisa realizada pela Kasp...
Pesquisador expõe problemas de segurança em pulseira de atividade físicaRoman Unuchek examinou como várias pulseiras inteligentes interagem com os smartphones e...

ÁREA DO CLIENTE




