Os riscos de ser inteligente

ESPECIALISTAS ALERTAM: cidades que contam com mecanismos tecnológicos de gerenciamento podem se tornar alvo de ameaças muitas vezes desconhecidas pelos governos. Falta de testes seria o principal problema

Assim como os celulares ou as televisões, as cidades modernas estão ficando cada vez mais inteligentes. Isso acontece quando a internet das coisas (ou automação high tech) cria sistemas fundamentais para o dia a dia de seus moradores. O problema é que, assim como os demais avanços tecnológicos, este também está cheio de ameaças, muitas vezes desconhecidas pelos usuários e subestimadas pelos governos.

Especialistas apontam que estes sistemas estão sendo lançados e usados sem serem testados,

No bojo da tecnologia aplicada para as smart chies estão controle de tráfego, transporte público, iluminação, gerenciamento de energia, água e lixo. Os sensores de controle de clima, chuvas e poluição também compõem o cardápio. Estas (nem tão) novas tecnologias podem se tornar uma ameaça porque quem fornece as soluções normalmente não tem qualquer noção de boas práticas de segurança

Os sistemas são raramente atualizados e, se alguma vulnerabilidade é encontrada, o serviço dificilmente deixa de funcionar, por ser vital. Além disso, as cidades não têm plano de reação a possíveis ciberataques afirma o argentino César Cernido, da IOactive Labs, convidado da Conferência de Analistas de Segurança da Kaspersky Lab, realizada no México, em fevereiro. A segurança é um requisito fundamental. Miriam von Zuben, analista do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira (CERT.br), entidade responsável por tratar incidentes deste tipo em computadores que envolvam redes conectadas à internet brasileira, confirma o alerta e diz que a confiança nas informações geradas por todas as partes envolvidas é essencial.

Uma falha em um equipamento, um sistema invadido ou uma infecção por códigos maliciosos pode levar a decisões erradas e afetar a privacidade e a segurança de uma grande quantidade de pessoas adverte.

CENAS VISTAS NO CINEMA PODERIAM VIRAR REALIDADE

O cinema americano mostrou algumas vezes o que poderia ocorrer em caso de invasões malintencionadas a sistemas das cidades. Em Uma Saída de Mestre (2003), a invasão do sistema de controle de tráfego causa um congestionamento caótico e paralisa a cidade de Turim, na Itália Em Duro de Matar 4.0 (2007), um hacker consegue quebrar o acesso à infraestrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia dos Estados Unidos, ameaçando causar um gigantesco blecaute.

No mundo real, as vulnerabilidades assustam e parecem mesmo enredo de ficção ainda que não exista um John McClane, personagem interpretado por Bruce Willis, para garantir um final feliz. Os sistemas públicos, se infectados, podem ter qualquer tipo de informação manipulada. Os tempos de semáforos podem ser modificados e até a iluminação das ruas programadas para simplesmente não funcionar. Da mesma maneira, sensores alterariam resultados de previsão de chuvas ou terremotos.

Hackers têm condição, inclusive, de escolher os melhores horários e coordenadas para ataques direcionados. As câmeras de segurança das ruas correm o risco de serem desligadas, dificultando o trabalho da polícia. E tudo isso potencializado por uma facilidade que todo mundo adora wireless as redes abertas e sem fio seriam porta de entrada para ameaças.

-Os impactos destes ataques podem crescer ainda mais se as pessoas entrarem em pânico. E isso é perfeitamente normal. Não estamos preparados para isso pontua Cernido.

As possibilidades de ataques às cidades inteligentes, no estilo que parece ocorrer apenas no cinema, existem e podem acontecer ainda este ano, avisa o pesquisador argentino. A recomendação dele é para que as cidades não implementem sistemas sem testes de segurança

-Um check-list simples, contendo criptografia, autenticação, autorização e atualização, pode fazer uma grande diferença sugere.

As cidades precisam criar seus próprios grupos de resposta a incidentes de segurança, para atender às emergências e lidar com fragilidades e compartilhamento de informação. Outra questão a ser levantada é sobre quem pode ter acesso às informações e o que essas pessoas fazem com tal acesso. Mirian lembra que grandes volumes de dados confidenciais podem ser indevidamente usados e expor a privacidade das pessoas.

O custo de todo esse cuidado é elevado, mas o retorno seria garantido.

-Cidades inteligentes se transformam em cidades estúpidas quando os arquivos e sistemas que as alimentam são confiados cegamente e facilmente manipuláveis conclui Cerrudo.

Artigos relacionados
Frequentemente, as ameaças relacionadas ao uso de dispositivos móveis pessoais no trabalho (a política conhecida como bring your own device, ou BYOD) são ignora...
Leia Mais [+]
Guerra aberta entre Kaspersky e BloombergA Bloomberg acusou Eugene Kaspersky, fundador e CEO da quarta maior empresa de antivírus do mundo, de ter ligações ocul...
Leia Mais [+]
“Tecnologia é mato, o que interessa são as pessoas”. A partir da frase de Daniel Pádua, Felipe Fonseca, palestrante da Virada Digital (que ocorre de 11 a 13 de ...
Leia Mais [+]