Além disso, 29% dos usuários não toma qualquer medida de segurança deste gênero e 11% admitiram que não pretendem fazê-lo no futuro

Um estudo da Kaspersky Lab em conjunto com a B2B International concluiu que aproximadamente um quarto dos usuários (24%) que mantinha cópias de segurança dos seus dados em dispositivos físicos perdeu tais informações. No mundo moderno, em que a informação tem valor crescente, é importante não apenas criar cópias dos arquivos, mas fazê-lo de forma correta.

O estudo releva que, embora a vasta maioria (92%) dos entrevistados mantenha informações confidenciais — como correspondência privada, fotos, senhas ou dados financeiros — em seus dispositivos, menos de um terço opta por fazer cópias de segurança para prevenir eventuais perdas. Além disso, 29% dos usuários não toma qualquer medida de segurança deste gênero e 11% admitiram que não pretendem fazê-lo no futuro.

O estudo revela ainda que mesmo quem faz cópias de segurança não tem a garantia de não perder os arquivos. Os dispositivos de armazenamento físico, tais como discos externos ou memórias flash, continuam sendo os mais populares: 87% dos entrevistados mantiveram as suas cópias guardadas neste tipo de dispositivo, enquanto apenas 12% usaram serviços na nuvem. Contudo, dentre os que preferem os métodos físicos de armazenamento, 24% já sofreram alguma perda irreversível de informação, como resultado do extravio, avaria ou roubo do dispositivo.

"Optar por fazer backups de forma sistemática, permite tomar conta dos dados de maneira eficaz. Decida quais informações são mais valiosas para você e crie cópias de segurança regularmente. A melhor maneira é manter a informação importante em pastas criptografadas, guardadas tanto em suportes físicos como na nuvem. Isto irá proteger os seus dados mesmo se acontecer algo de extraordinário que leve à destruição de um dos mecanismos de armazenamento dos seus dados", afirma Elena Kharchenko, Responsável pela Gestão de Produtos para Consumidores da Kaspersky Lab.

Com a versão para Windows do Kaspersky Total Security multidispositivos, o usuário pode fazer cópias de segurança protegidas de forma rápida, fácil e automática. As cópias podem ser guardadas na memória do computador, bem como em um dispositivo externo (drive de rede, disco óptico, cartão de memória, entre outros) ou na nuvem. A tecnologia de criptografia pode ser usada para proteger os dados que caírem em mãos alheias, pois protege arquivos e pastas com senha conhecida apenas pelo proprietário.

Se não quiser fazer o investimento também é possível criar senhas fortes para os seus serviços de nuvem e solicitar confirmação em dois passos e avisos por e-mail ou mensagem quando o serviço for acessado.

Artigos relacionados
Acompanhar o comportamento de um nobreak é tão importante quanto fazer uma revisão anual no seu carro. O monitoramento desses equipamentos assegura a máxima p...
Leia Mais [+]
  O  próximo MacBook Pro, a ser lançado entre junho e setembro, terá tela Retina e portas USB 3.0, ao mesmo tempo em que perderá o drive de disco óptico, segun...
Leia Mais [+]
A Microsoft tem certeza absoluta de que o Windows 10 é a melhor versão de seu sistema operacional, tanto que está empenhada em que ele chegue a todos os seus u...
Leia Mais [+]