Kaspersky cria ferramenta que libera PCs "sequestrados" por vírus.

Ransomware é uma das pragas mais complicadas de se enfrentar, porque simplesmente bloqueia o acesso ao computador e pede um "resgate" para liberar os arquivos. É especialmente complicado para quem tem informações importantes guardadas no computador, como é o caso das empresas. Uma nova ferramenta quer ajudar as vítimas deste golpe.

Lançada pela Kaspersky em parceria com a polícia holandesa, a ferramenta combate uma praga específica, chamada CoinVault. O vírus, ao se instalar no computador infectado, apresenta uma lista de arquivos bloqueados e libera um deles de graça para a vítima para provar do que é capaz.

Pelo site https://noramsom.kaspersky.com, é possível ter acesso à ferramenta, que utiliza chaves de decriptação encontradas pela polícia holandesa em uma investigação. Durante uma operação, foram obtidas chaves de servidores do CoinVault. Com estas informações, a Kaspersky conseguiu criar uma ferramenta para tentar liberar os computadores "sequestrados".

O recurso ainda não é 100% eficaz, no entanto, mas conforme a investigação caminha, a expectativa é de que sejam descobertas novas chaves que ajudem a aumentar a eficácia da ferramenta.

Ainda não foram feitas prisões relacionadas ao CoinVault, mas a polícia holandesa acredita que o criminoso por trás do software malicioso está no país.

Artigos relacionados
 Com o lançamento da nova versão do sistema operacional da Microsoft, muitos usuários devem estar se perguntando se é vantajoso fazer o upgrade para o Windows 8...
Leia Mais [+]
Sete conselhos de segurança para ninguém descobrir a senha do seu Wi-Fi (tekkie)Sete conselhos de segurança para ninguém descobrir a senha do seu Wi-FiAcessar u...
Leia Mais [+]
Os novos modelos da linha Surface já têm data de anúncio. A Microsoft já começou a distribuir convites à imprensa dos Estados Unidos para realizar um evento de ...
Leia Mais [+]