De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, mais da metade (54%) dos internautas acredita que os pagamentos realizados de forma offline são mais confiáveis do que online. Apesar do medo, no entanto, a maioria das pessoas realiza pagamentos online, mas muitas falham em tomar medidas básicas de segurança e, assim, colocam seu dinheiro e a reputação dos bancos em risco.

Uma das maneiras mais fáceis que os criminosos encontram para invadir contas bancárias online é se passando por proprietários da conta. Isto pode ser feito obtendo informações da conta ou criando páginas de phishing que levam os usuários a inserirem seus logins e senhas. Outra maneira é interceptando dados de usuários com um trojan bancário

que invade o computador quando eles entram em páginas legítimas do banco. Computadores tradicionais e dispositivos móveis são vulneráveis a estes ataques.

A pesquisa mostra que um número significativo de usuários (49%) se sentem vulneráveis ao realizar transações financeiras online. Além disso, metade (54%) acredita que os pagamentos realizados de forma offline são mais confiáveis do que os online e 46% concordaram que as tradicionais 'bocas de caixa' dos bancos são mais seguras do que suas plataformas digitais .

Ainda que sintam receio, a maioria dos usuários realizam pagamentos

online: 79°/í dos entre. vistados usam seus desktops ou laptops para paga

mentos online, 52% usam seus tablets e 45% usam seus smartphones. Além disso, 12% dos proprietários de Smart TVs admitiram já ter usado suas televisões para tais operações. Ainda de acordo com a pesquisa, 20% dos usuários não fazem nada para proteger seus dados financeiros online.

"Se os clientes seguirem optando pela tradicional 'boca de caixa' dos bancos por medo de serem vítimas de fraudes online, a adoção em grande escala de sistemas de pagamentos digitais e mobile será dificultada. Isso forçará os bancos a investirem mais de seus recursos em outras plataformas. É por isso que, hoje em dia, é vital que bancos invistam em garantir um ambiente seguro para seus clientes.

Isto encorajará os clientes mais tradicionais a adotarem os meios digitais e reduzirá o risco para os clientes descuidados", disse Ross Hogan, Diretor Global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.

Uma solução contra os criminosos é o Kaspersky Fraud Prevention, uma plataforma de proteção em várias camadas projetada especificamente para bancos. A plataforma protege os dados financeiros em dispositivos de clientes, aumentando assim a fidelidade do usuário e reduzindo as chances do banco ter que investigar incidentes, pagar indemnizações ou restaurar sua reputação depois de uma falha de segurança. O Kaspersky Fraud Prevention protege proprietários de PCs com Windows, Mac, Windows Phone, Android e também usuários do sistema iOS.

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