THIAGO SANTAELLA

Já parou para pensar em quanta informação tem dentro do seu celular São fotos, vídeos, contatos e até senhas de contas bancárias. Vários arquivos que não lembramos mais de armazenar em outro local. Tudo isso pode desaparecer se você perder o smartphone ou, pior, se ele for roubado.

Em uma pesquisa online feita pelo serviço BemMaisSeguro, 41% das pessoas afirmaram ter chorado depois de perder o celular. O levantamento também revelou que 1/4 dos usuários adquire outro aparelho em menos de 24 horas após o sumiço do smartphone.

As senhas de e-mail ou rede social não são as únicas que podem trazer problemas. As fotos que você bate têm um detalhe chamado geolocalização. Ou seja, os dados embutidos no arquivo revelam em que lugar foi capturada a imagem. Nas mãos de gente mal intencionada, é possível descobrir endereços que você freqüenta.

Dá para saber mais sobre uma pessoa olhando o celular do que conversando com ela por dias afirma o pesquisador Jean Everson Martina, do Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jean explica que hoje muitos celulares são usados para navegação ou praticar esportes e isso guarda registros por onde o usuário passou. São dados muito perigosos para planejar um seqüestro, por exemplo, ou saber o momento exato para realizar um assalto.

A boa notícia, no meio de tantos problemas, é que há cuidados que vão minimizar os riscos de você ser alvo de crimes. São pequenas mudanças de hábitos e também a instalação de alguns aplicativos de segurança no celular que vão deixar o aparelho mais seguro. Dá até para localizar o smartphone com alguns recursos básicos.

INOFENSIVO

PM já efetuou prisões com sistema antifurto

A Polícia Militar já utiliza em suas operações dados fornecidos por sistemas de localização de celulares. O tenente-coronel Araújo Gomes, comandante do 4a batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, que atua em Florianópolis, afirma que o recurso tecnológico rendeu prisões em flagrante.

Pedimos o login e a senha do serviço para a pessoa que foi roubada e passamos para a nossa unidade mais próxima do local. Chegamos até a fazer a detenção de pessoas já procuradas pela polícia por causa disso conta o coronel.

Ele recorda também de um caso, há cerca de um ano, em que a localização apontada pelo sistema de segurança era uma casa e a PM conseguiu um mandado de busca e apreensão, junto ao plantão judiciário, para invadir o local e recuperar o smartphone. Não é incomum encontrar também outros produtos que tenham sido roubados junto com o ladrão.

A recomendação da polícia é para que as pessoas habilitem a função. Mas que nunca tentem ir sozinhos recuperar o aparelho afirma Gomes.

KASPERSKY INTERNET SECURITY

Une proteção antirrouboe antivírus para celulares Android. Um novo recurso, chamado "alarme", permite que você, remotamente, faça o alarme soar para ajudá-lo a encontrar seu dispositivo se estiver em algum lugar próximo funciona mesmo no silencioso.

NOROOT

Firewall para o celular que protege suas informações pessoais de serem transferidas para a Internet. Ele avisa quando um aplicativo tenta se conectare a única coisa que você precisa fazer é apertar um botão para definirsesimounão.

MCAFEE

Mistura recursos antirroubo, encontrar dispositivo, proteção de privacidade do aplicativo, antivírus, otimizador de bateria e de segurança da Intel Security. Em uma das funções, a S.O.S, ele salva automaticamente a última localização do dispositivo antes que a bateria acabe.

AVIRA MOBILE SECURITY

Oferece ferramentas de proteção para celulares e tablets. Faz escaneamento para encontrar processos perigosos e conta também com algumas opções de otimização de bateria e armezanamento de arquivos.

Artigos relacionados
Cibercriminosos brasileiros estão adicionando uma assinatura digital obtida ilegalmente para tornar cavalos de troia bancários menos suspeito e o golpe, mais ef...
Leia Mais [+]
O Irã ameaçou nesta quita-feira adotar medidas legais contra o Google se o buscador omitir em seus mapas e serviços geográficos o nome Golfe Pérsico, informou n...
Leia Mais [+]
Parceria entre as empresas deve resultar em um aumento imediato de até 9,5% nos computadores equipados com o novo sistema operacional....
Leia Mais [+]