Levamos uma vida agitada e estamos sempre com pressa, por isso não é surpreendente que não consigamos guardar tudo o que precisamos lembrar em nossas cabeças. Seriam o estresse e a agitação do dia-a-dia as razões pelas quais não memorizamos certas informações? Ou somos nós os culpados por terceirizar a memorização de cada vez mais informações a aparelhos tecnológicos? Se esse for o caso, o que estamos fazendo para garantir a segurança das informações que estão em nossos dispositivos?

Muitas vezes, nos incomoda ter que procurar uma informação específica dentre milhares de outros dados que estão armazenados em nossos smartphones, como, por exemplo, o número de telefone de um amigo. No entanto, um fenômeno dos novos tempos é que a maioria das pessoas não sabe de cor o contato de nenhum familiar ou amigo.

Você usa o seu celular em vez do cérebro?

Uma pesquisa recente feita pela Kaspersky Lab indica que há uma ligação direta entre os dados que ficam facilmente disponíveis em nossos dispositivos eletrônicos e a dificuldade que temos em armazena-los. A Kaspersky chama esse fenômeno de "amnésia digital": a experiência de esquecer informações que confiamos a dispositivos digitais.

A Kaspersky Lab realizou uma pesquisa com 6.000 consumidores com 16 anos ou mais em seis países europeus. O estudo encontrou evidências de amnésia digital em todas as faixas etárias, e proporcionalmente iguais entre homens e mulheres. Mais da metade dos adultos disseram que poderiam ligar para o número de telefone da casa onde moravam quando tinham 10 anos de idade; mas não para seus filhos (53%) ou para o escritório (51%) sem antes consultar o número em seu dispositivo digital. Cerca de um terço não conseguiu ligar nem para o namorado usando apenas a memória.

Efeito Google- Os perigos de não pensarmos por nós mesmos

Para muitos de nós, dispositivos conectados tornaram-se o espaço de armazenamento padrão para nossas informações mais importantes, incluindo contatos e fotos. Quase metade dos proprietários de smartphones entre 16 e 34 anos de idade, e 40% dos jovens entre 35 e 44 anos, reconheceram que seus telefones têm quase tudo o que precisam saber ou lembrar.

A grande maioria (79,5%) admitiu usar a internet como uma extensão do seu cérebro. Quando têm alguma dúvida, 57% disseram que tentam lembrar a resposta primeiro. No entanto, 36% procuram a resposta online antes de tentar qualquer outra medida.

Da mesma forma, enquanto 67% das pessoas disseram que às vezes anotam algo que tenham encontrado online, 12% nunca faz isso, já que estão confiantes de que os dados estarão sempre lá em algum lugar. 24% dos entrevistados disseram que esquecem informações encontradas online assim que a utilizam.

Podemos realmente confiar em nossos dispositivos?

"O ato de esquecer não é inteiramente ruim. Somos criaturas muito adaptáveis e não nos lembramos de tudo simplesmente porque isso não seria uma vantagem. Esquecer só se torna problemático quando se trata da perda de informações que queremos lembrar", disse a Dra. Kathryn Mills, do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London.

"Uma das razões pelas quais os consumidores podem estar menos preocupados em lembrar informações é porque têm acesso a dispositivos nos quais confiam. Em muitas sociedades, o acesso à internet é tão estável quanto o acesso à eletricidade ou à água corrente", acrescenta ela.

No entanto, mesmo que a internet seja estável, guardar informações nela nem sempre é uma prática segura. Se não protegemos nossos dados, além de corrermos o risco de sofrer roubo de identidade ou fraude financeira, arriscamos também perder fotografias e lembranças para sempre.

Uma pesquisa anterior da Kaspersky Lab revelou que, enquanto três quartos das mulheres e dois terços dos homens não acreditam que são alvos potenciais para ataques cibernéticos ou malware, 43% foram afetados por malware financeiros em 2014. No mesmo ano, 24% dos usuários de Mac e 32% dos usuários de PC sofreram ataques de vírus ou malware em geral.

Outra recente pesquisa, também realizada pela Kaspersky Lab, revelou que, para muitos de nós, a perda ou divulgação de dados armazenados em dispositivos digitais causaria imenso sofrimento. 40% dos usuários entre 16 e 24 anos disseram que ficariam tristes se isto acontecesse. Um quarto das mulheres e 38% dos entrevistados mais jovens disseram que entrariam em pânico porque os seus dispositivos são o único lugar em que armazenam imagens e informações de contatos.

Como proteger seus valiosos dados digitais

Apesar de nossa crescente dependência em dispositivos conectados, o estudo da Kaspersky Lab descobriu que muitos de nós não protegemos adequadamente os nossos gadgets conectados à internet com soluções de segurança. Apenas 34,5% dos adultos instalam segurança digital adicional, como uma solução de software anti-malware, em seu smartphone. Apenas 23,4% dos entrevistados adicionam algum tipo de segurança em seu tablet. 20,9% consumidores não protegem nenhum dos seus dispositivos com medidas extras de segurança.

Se vamos confiar em nossos dispositivos para lembrar as coisas por nós, é essencial que tomemos medidas adequadas para assegurar que nossos dados e lembranças importantes estejam seguros. Ter um plano de segurança digital abrangente que inclua a instalação de software de segurança em todos os dispositivos é uma parte vital desse processo.

A Kaspersky Lab oferece soluções como o Kaspersky Total Security multidispositivo, que protege contra as ameaças da Internet a sua privacidade, finanças, identidade, fotos, arquivos e família. O produto pode ser instalado em todos os seus dispositivos, sejam PCs, Macs, smartphones ou tablets Android.

"Dispositivos conectados enriquecem nossas vidas, mas também nos levaram a sofrer de amnésia digital. Precisamos entender as implicações destes sintomas a longo prazo para determinar a forma como nós nos lembraremos e protegeremos nossas memórias. A Kaspersky Lab se empenha em ajudar o público a compreender os riscos que os seus dados correm, capacitando-os para lidar com estes, por exemplo, através da instalação de software de segurança para manter seus dispositivos e dados protegidos", disse David Emm, Analista Sênior de Segurança da Kaspersky Lab.

Faça o download da versão de teste do Kaspersky Internet Security multidispositivo agora – antes que você se esqueça – e proteja-se contra os perigos da amnésia digital. Para descobrir como anda a sua memória, faça o teste: https://blog.kaspersky.com.br/digital-amnesia/

Artigos relacionados
A tecnologia USB (Universal Serial Bus)  é sinônimo de comodidade e agilidade, afinal, é um padrão que permite a interconexão de dispositivos dos mais variados ...
Leia Mais [+]
Luiz Flávio Filizzola D'urso: evolução da internet e as leisPode parecer algo inacreditável para os mais novos, já nascidos na chamada “era digital”, mas há men...
Leia Mais [+]
O ultrabook Dell Inspiron 14R com touchscreen já está à venda no Brasil. O computador tem  tela LED HD de 14 polegadas com resolução de 1366 x 768 e o acabament...
Leia Mais [+]