3D Touch

Se você ainda não está familiarizado com o novo recurso da Apple, o "3D Touch", prepare-se: especialistas apostam que em breve os dispositivos mais vendidos atualmente no mercado de tecnologia, como smartphones, tablets e notebooks, terão telas e trackpads muito mais sensíveis aos toques de seus usuários.

Basicamente, podemos dizer que o sistema "3D Touch" é um esforço da Apple para aprimorar a resposta tátil de seus dispositivos, deixando o smartphone apto para medir a pressão exercida sobre sua tela e oferecer diferentes opções de interação de acordo com a intensidade do toque - e o novo iOS se aproveita bastante dos novos e apurados sensores de pressão dos iPhones.

Não é novidade

Na verdade, essa tecnologia não é exclusiva do novo iPhone 6S. Embora seja chamada agora de "3D Touch", o Apple Watch e o mais recente MacBook possuem a tecnologia "Force Touch", que opera da mesma maneira que o "3D Touch", embora ofereçam funções diferentes de acordo com o dispositivo, seja ele o trackpad do MacBook ou tela do Apple Watch - e ainda incluem o "Taptic Engine", que simula o clique utilizando micromotores que vibram conforme a pressão exercida sobre o trackpad ou tela.

3D Touch 2

Como funciona?

O "3D Touch", que como vimos acima é uma repaginação comercial do já lançado "Force Touch", permitirá que o iPhone reconheça uma gama muito maior de gestos e suporte mais atividades.

Sensores capacitivos estão integrados com a iluminação da tela de Retina HD do iPhone e, dessa forma, conseguem medir com exatidão microscópica a pressão do toque através do deslocamento da tela na hora em que é pressionada, delegando um tipo de comando para diferentes intensidades de pressão.

3D Touch 3

Dessa forma, o usuário poderá selecionar o aplicativo da câmera, por exemplo, com um toque mais forte para escolher entre tirar uma selfie, gravar um vídeo normal ou em câmera lenta ou tirar fotos de forma tradicional. Caso o usuário queira simplesmente abrir a câmera, basta tocar suavemente sobre o ícone, como no modo tradicional. O mesmo vale para demais aplicativos, que agora apresentam uma camada nova de opções rápidas.

3D Touch 5

A Apple liberou o recurso para aplicativos fora da grade da Apple, como o Instagram, por exemplo, permitindo que o usuário possa acessar diretamente suas notificações a partir do ícone na home de iOS, sem obrigar o usuário a entrar na tela inicial do aplicativo.

De fato, o recurso é muito útil para visualizar informações sem sair da tela anterior, pois com uma pressão maior sobre um link, por exemplo, o sistema exibe uma nova camada flutuante sobre a tela anterior exibindo as eventuais informações do link.

3D Touch 6

Quando uma mensagem com um endereço é recebida, por exemplo, basta pressionar com mais força o link para abrir um preview do mapa em uma janela menor, exibindo o conteúdo com visualização tão confortável quando no aplicativo original.

3D Touch 7

O recurso "Peek and Pop" permite que o usuário veja o conteúdo visualizado através do "3D Touch" em tela cheia, basta arrastar o dedo durante a exibição do conteúdo para o local indicado. Esse movimento fixa a pré-visualização e a exibe em tela cheia - como no último iPhone na ilustração acima.

Mais recursos

Outra modificação que usuários de iPhones vão sentir é a forma mais fácil de visualizar todos os aplicativos abertos no novo sistema. Antes, bastava dois cliques no botão home e tudo o que estava aberto no celular aparecia em janelas flutuantes na tela. Agora, para usufruir do recurso da mesma forma, será preciso um toque mais forte na extremidade da tela.

Além das funções que facilitam bastante o uso de uma série de aplicativos, outra grande sacada do "3D Touch" é a capacidade de "transformar" o teclado "QuickType" na tela em um trackpad virtual. IPads que já foram lançados e executam o iOS 9 também terão em breve uma funcionalidade semelhante. Com esse recurso, o usuário é capaz de controlar um cursor movendo dois dedos em qualquer lugar na tela, incluindo sobre o teclado, para selecionar, editar e mover textos.

Hardware

O "3D Touch" dobrou a espessura da tela dos novo iPhones e acrescentaram aproximadamente 20% a mais de peso em cada versão do novo iPhone. O 6S, por exemplo, pesa 143 gramas, 12 a mais que seu antecessor e o 6S Plus chega a 192 gramas. Um aumento de 20 em relação ao 6 Plus.

3D Touch 8

A Taptic Engine, essencial para o bom funcionamento do "3D Touch", também é responsável pelo peso e pela redução do tamanho físico da bateria. Diferenças que, na prática, não devem ser sentidas pelo usuário.

Retirado de Olhar Digital, às 15:15, em 16/09/2015

Artigos relacionados
Ciberespionagem usa plataforma EquationDrugAtaques de ciberespionagem patrocinados por governos estão se tornando mais sofisticados e direcionados a usuários cu...
Leia Mais [+]
Até pouco tempo, a prática era restrita ao recreio escolar e, quase sempre, interrompida por algum adulto. Mas a tecnologia criou um novo campo para o bullying:...
Leia Mais [+]
Kaspersky Lab apresenta previsões para 2045Há 30 anos, o computador pessoal começou a fazer parte do uso cotidiano, transformando o jeito como as pessoas se rel...
Leia Mais [+]