Android Marshmallow

A Samsung lançou no começo da semana uma API para bloquear conteúdo em seu navegador móvel, permitindo a terceiros desenvolver apps que removam, por exemplo, anúncios de sites. Um desses apps era o AdBlock Fast, que, depois de 50.000 downloads, foi removido da Play Store pelo Google. O que aconteceu?

Em um primeiro momento, vem à cabeça que o Google é contra bloqueadores de anúncios. Faz sentido, né: a empresa tem como principal fonte de receita sua máquina de publicidade online. Mas ela diz que não foi esse o caso, alegando que o AdBlock Fast só foi removido por violar as regras da Play Store.

As políticas da Play Store não permitem a distribuição de apps que interfiram nos serviços de outros apps – os bloqueadores de anúncio se encaixam nisso, removendo conteúdo que aparece em outros aplicativos, o que pode prejudicar desenvolvedores que dependam da renda dessa publicidade para se manter.

Mas não significa que seja impossível ter um AdBlock no seu Android sem root: navegadores com bloqueador nativo (como o AdBlock Browser), ou mesmo aqueles com extensões – em vez de apps – para esse tipo de funcionalidade (como o Firefox) continuam na Play Store sem nenhum problema.

Em resumo, o Google aceita apps que bloqueiam anúncios, mas não aceita bloqueadores de anúncios em forma de apps. E o AdBlock Fast se encaixa na segunda categoria.

Isso não é necessariamente o fim da linha para o AdBlock Fast, nem para o recurso de bloqueio de conteúdo da Samsung: eles podem continuar existindo, contanto que sejam distribuídos por um canal diferente da Google Play Store.

Matéria retirada de Gizmodo, em 15/02/2016, às 15:15.

Artigos relacionados
Segundo dados da Pesquisa Global sobre Segurança da Informação 2015 da PwC os casos de violação de segurança seguem crescendo, assim como os prejuízos por eles ...
Leia Mais [+]
O tablet Surface foi lançado há cerca de um ano e, desde então, a Microsoft não se pronunciou sobre o futuro da linha. Entretanto, de acordo com um relatório ad...
Leia Mais [+]
  Fornecer energia limpa e sem interrupções. Proteger equipamentos contra sobrecargas, curto circuitos, variações ou quedas bruscas na rede elétrica. Essa é ...
Leia Mais [+]