Transfer Dados


Já pensou em transferir um grande volume de dados sem precisar de cabos ou mesmo uma conexão Wi-Fi? Algumas gigantes da tecnologia já, tanto é que várias companhias resolveram investir na Keyssa, startup da Califórnia, nos Estados Unidos, que desenvolveu um método inovador de envio e recebimento de dados que dispensa cabos ou internet sem fio.


Nomes como Samsung e Foxconn se juntaram ao bilionário Tony Fadell (criador do iPod) e à Intel para realizar um aporte financeiro de US$ 100 milhões na empresa iniciante. A Keyssa criou um método de transferência que se assemelha ao Bluetooth, permitindo que uma grande quantidade de dados, como filmes em alta definição, seja transferida em instantes entre dois aparelhos. Para isso, basta que eles estejam próximos um do outro.

Tecnologia que permite grandes transferências de dados entre celulares recebeu US$ 100 milhões de gigantes da indústria

A ideia é que, no futuro, essa tecnologia seja implementada em aparelhos móveis, como laptops e smartphones, a fim de tornar cada vez mais dispensável a presença de conectores físicos. Isso garantiria a criação de gadgets mais leves e também mais finos, dois objetivos claros da indústria de PCs e de telefonia móvel.
Apesar de ser desconhecida do grande público, a Keyssa conta com a experiência da equipe por trás do desenvolvimento da tecnologia utilizada no padrão HDMI, onipresente nos dias de hoje. Assim, o apoio de várias companhias do setor vem com a expectativa de que a indústria adote um novo padrão quando a transferência sem conexões com a internet se tornar mais popular.

“Os padrões tendem a fazer com que os ecossistemas ao redor deles sejam construídos de uma maneira bastante complicada”, afirma o líder do braço de financiamento da Samsung, Shankar Chandran, em entrevista à agência Reuters. “O que é necessário é uma porção de players da indústria afirmando que eles vão construir esse padrão. E é isso o que nós temos de fato.”

Estréia
Ainda segundo a Reuters, um dos primeiros dispositivos a apresentar a nova tecnologia da Keyssa pode ser o Essential Phone, o smartphone estiloso e potente criado pelo cocriador do Android Andy Rubin. A expectativa existe porque Rubin é também um investidor da Keyssa e ainda porque o Essential Phone vai contar com um sistema de transferência de dados sem fio, apesar de não ficar claro quem é o responsável por fornecer essa tecnologia.

Fonte: Reuters/stephen nellis

Artigos relacionados
aumento da demanda por computadores pessoais e smartphones no Brasil está atraindo algumas das maiores empresas de tecnologia da China. Da Lenovo à gigante das ...
Leia Mais [+]
Sistemas de diversos países latino-americanos teriam sido atacados por outro governo local, que não foi identificado, alertou o diretor da equipe de analistas d...
Leia Mais [+]
Segundo a desenvolvedora, versão atualizada do software deve chegar aos consumidores no mesmo dia que o Windows 8.1....
Leia Mais [+]