Web 031117

 

O termo já está famoso em meio às organizações e não é mais visto como algo futurista ou inatingível. A internet das coisas nas empresas promete trazer vantagens e aumento de performance, contudo, sua utilização pode impactar o negócio de diversas formas.

Neste artigo, vamos entender o conceito de internet das coisas e os impactos da tecnologia nos negócios. Boa leitura!

O QUE É INTERNET DAS COISAS?

O conceito da internet das coisas (internet of things, ou IoT) é relativamente simples: trata-se do uso de uma rede de comunicações que possibilita as “coisas” do nosso dia a dia a transferir informações entre si.

Essa rede não precisa ser necessariamente na internet, pode ser também uma rede local.

COMO A IOT PODE SER EMPREGADA?

Talvez você já tenha presenciado o uso da tecnologia de internet das coisas sem sequer perceber.

Ela já é empregada na automação residencial, fazendo com que luzes se acendam, temperatura seja ajustada e máquina de lavar lave as roupas. Todos esses comandos a partir de um dispositivo único, como aplicativo de celular.

Este é só um exemplo do uso da internet das coisas no nosso dia a dia. Porém, essa tecnologia também tem potencial para empresas, podendo significar ganhos em automação e produtividade, mas também podem promover um grande impacto no negócio.

QUAL O IMPACTO DA INTERNET DAS COISAS NAS EMPRESAS?

As empresas precisarão rever seus modelos de negócios, infraestrutura e até mesmo relações de trabalho para que a internet das coisas, de fato, ajude a potencializar o negócios e não o prejudique.

Listamos, aqui, de que forma a internet das coisas pode afetar as organizações:

EXIGÊNCIA DE INFRAESTRUTURA

Os aplicativos conectados pela IoT recebem informações em tempo real. Mas para que isso seja possível, é necessário que haja capacidade para processar essas informações dentro da empresa.

Por exemplo, pense em uma organização com centenas de funcionários transitando entre salas. Nem todos os funcionários podem entrar em determinadas salas e o controle do acesso é feito por meio de crachá.

Se o funcionário precisar esperar muito para que o sistema consulte o banco e valide sua entrada, pode gerar uma fila de espera, impactando a produtividade de todos.

AQUISIÇÃO DE NOVAS HABILIDADES

Além do treinamento dos usuários que utilizam IoT, é necessário que a equipe de TI também possua os conhecimentos técnicos para lidar com essa tecnologia. Big data, data analytics e processamento de sinais, são só alguns dos tópicos de conhecimento úteis para os profissionais.

Além disso, o gestor também precisa ter conhecimento do negócio para que possa responder corretamente às necessidades da organização.

MELHORA DE PERFORMANCE

A utilização da internet das coisas pode proporcionar uma análise refinada e rápida para a gestão da empresa, controle do transporte de mercadorias, melhora da logística interna, envio de dados sobre trabalhos realizados na empresa e controle da produtividade.

Dessa forma, a IoT facilita a relação entre cliente e empresa, e tem o potencial de aumentar a produtividade dos funcionários.

PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DOS DADOS

Alguns dispositivos de IoT podem ter brechas de segurança. Nenhuma empresa gostaria de ter informações confidenciais vazadas ou mesmo que a tecnologia fosse alvo de um hacker para ser usado contra ela, não é mesmo?

Portanto, a segurança da informação é importante e deve ser muito bem pensada antes mesmo da adoção da internet das coisas na organização.

Notamos então que a IoT pode trazer não só muitas vantagens para o negócio, mas também um custo para adaptação e organização da empresa. É preciso possuir equipe de TI capacitada, investir em infraestrutura e segurança dos dados para que o sistema funcione de forma a potencializar os resultados e não trazer mais problemas para a equipe.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais para que seus contatos também saibam dos impactos da internet das coisas nas empresas!

Fonte: softwareone

Artigos relacionados
CYLK tira dois da Network1Maurício RennerA CYLK, integradora de TI e Telecom do Grupo IHC, tirou dois executivos experientes da operação da concorrente Network1...
Leia Mais [+]
Versão falsa do WhatsApp para computador instala vírus na máquinaA fabricante de antivírus Kaspersky Lab alertou nesta segunda-feira (2) para golpes feitos no B...
Leia Mais [+]
O tablet Surface foi lançado há cerca de um ano e, desde então, a Microsoft não se pronunciou sobre o futuro da linha. Entretanto, de acordo com um relatório ad...
Leia Mais [+]