Com o lançamento para o consumidor na sexta-feira (26) da nova versão do sistema operacional da Microsoft, muitas dúvidas surgiram sobre o tema. Leia abaixo as perguntas enviadas pelos leitores.

Quais as diferenças entre o Windows 7 e o 8. O ele tem a mais? Joslaine Batista
– Desempenho: o Windows 8 teve melhoras significativas no desempenho se comparado com o seu antecessor.
– Windows Store: além da forma tradicional de instalação de programas, o Windows 8 conta com uma loja de aplicativos específicos para o sistema. De acordo com o blogWinAppUpdate, já são mais de 9 mil disponíveis e o número continua crescendo.

 Amplo suporte a multi-touch: já era possível usar monitores com telas sensíveis ao toque, mas sem poder contar com a possibilidade de explorar o recurso da tela de maneira eficiente. Como o Windows 8, foi concebido também para tablets e monitores com suporte multi-touch. A experiência de uso é muito mais produtiva justamente por permitir uma navegação baseada na combinação do toque em múltiplos gestos na tela.
– Integração com serviços na nuvem: com a conta de e-mail, que serve também para se autenticar nos serviços da Microsoft, o usuário poderá integrar os seus contatos, e-mails e agenda entre Live Messenger, Outlook, Skype.
– Nova versão do Internet Explorer: o IE 10 vem com melhorias significativas para se adequar aos padrões web e, com isso, uma melhora na visualização de páginas desenvolvidas com mais interatividade.

Afinal, quanto custa a atualização do Windows 7 para o Windows 8 Pro? Graziela Martins
Embora o valor de R$ 69,00 tenha sido anunciado para a atualização para o Windows 8, consumidores que tentaram adquiri-la pelo programa de atualização se depararam com um valor superior. A Microsoft afirmou que já tomou providências para corrigir o cálculo do valor final. Vale ressaltar que o Windows 8 Pro vendido pela Microsoft, tanto em caixa como via download, funciona somente em computadores que já possuem versões anteriores do Windows (7, Vista ou XP Service Pack 3).

Uma das novidades do Windows 8 é a loja de aplicativos. Quer dizer que agora só poderei instalar os programas que estiverem disponíveis na loja? Edmundo Rodrigues
Não. Qualquer programa já suportado pelo Windows 7, de acordo com a Microsoft, também será suportado pelo Windows 8. Os aplicativos disponíveis na Windows Store foram desenvolvidos para tirarem melhor proveito dos recursos da nova interface gráfica e de telas sensíveis ao toque.

Tenho uma licença do Office 2010. Poderei instalá-lo no Windows 8 ou terei que comprar uma licença do novo Office? André Luiz
Não há restrição em instalar o Microsoft Office 2010 no Windows 8 destinado a computadores. Ele será exibido da mesma maneira que no Windows 7.

Se eu comprar a atualização e o meu PC não for suportado pelo novo sistema, o que terei que fazer? Patrícia Luna
O ideal é verificar se o computador é suportado pelo Windows 8. Para isso, existe o assistente de atualização disponibilizado pela Microsoft. Ele realiza o diagnóstico e emite um relatório referente à compatibilidade do PC. Acessando a página do centro de compatibilidade, você pode obter mais detalhes sobre aplicativos, dispositivos e recursos.

Eu posso manter o Windows 7 e o Windows 8 no mesmo PC, ao invés de fazer a atualização sobre o Windows 7? Oscar Andrade
Sim, é possível criar um dual-boot com ambas as versões do Windows 8. Porém, as edições lançadas para o consumidor são atualizações. Para que você possa criar um dual-boot será preciso contar com a instalação integral, que ainda não está disponível para consumidores. Se você é aluno de universidade conveniada do MSDN, é possível obter gratuitamente a versão integral do instalador da versão que ainda não está sendo comercializada.

É verdade que o valor cobrado pela atualização é por tempo limitado? Cristian
A atualização por meio de download valerá para as versões anteriores do Windows e será válida de 26 de outubro de 2012 até 31 de janeiro de 2013. Também haverá limitação de atualizações por cliente. A oferta de R$ 69 permitirá que cada usuário tenha direito a até cinco licenças para o upgrade.

Os games que tenho instalados irão funcionar no Windows 8? Jonas Silveira
Assim como os programas compatíveis com o Windows 7 serão suportados pelo Windows 8, o mesmo ocorrerá com os games. Mas é recomendável verificar no site do Centro de Compatibilidade se a placa de vídeo 3D é totalmente suportada, para evitar perda de desempenho na execução dos games.

Artigos relacionados
TIM lança duas soluções de segurança para pequenas e médias empresasDa RedaçãoA TIM anunciou duas novas ofertas de soluções de segurança voltadas para pequenas ...
Leia Mais [+]
Procura pela nova tecnologia pode resultar na diminuição do dinheiro destinado à manutenção das redes atuais....
Leia Mais [+]
Apesar do processadores Ivy Bridge-E sequer tenham sido lançados, a Intel já trabalha em ritmo acelerado para os seus substitutos, os Haswell-E....
Leia Mais [+]