ANDROIDOS_RUSMS.A: Ameaça Disseminada Entre Usuários em Taiwan

Em seu Roundup 1T Threat, os pesquisadores da Trend Micro puderam observar que o número de malware móvel e aplicações de alto risco, alcançou a marca de dois milhões e está crescendo rapidamente. Através de um processo de monitoramento do cenário de ameaças móveis, recentemente foi descoberto um tipo de malware voltado para o sistema Android que está se espalhando rapidamente em Taiwan, e que foi detectado como ANDROIDOS_RUSMS.A. Além disso, os usuários móveis são vítimas de ataques de spam via SMS. Os usuários recebem um SMS, a fim de atraí-los para instalar o aplicativo malicioso. As mensagens recebidas contem links que abrigam essas pragas.



Os links levam para um aplicativo malicioso. Uma vez que ele tenha sido instalado, o aplicativo malicioso pode enviar SMS, assim como pode interceptar as mensagens recebidas. Para lucrar com isso, os atacantes tentam usar sistemas de micropagamento fornecidos por operadoras de telefonia móvel. Vale ressaltar que estes esquemas são semelhantes aos do programa SMS premium; no entanto, eles exigem uma mensagem de confirmação do usuário.

Em um esquema de micropagamento normal, um usuário de lojas on-line teria que preencher ficha de informação eletrônica a partir do site on-line (incluindo números de telefone). Transações on-line, então, precisam ser verificadas e confirmadas via SMS, com um código de confirmação que é incluído para finalizar toda a transação.

Artigos relacionados
A Positivo anunciou nesta terça-feira (4) na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que vai entrar no mercado de celulares e smartphones. A empresa deve se benef...
Leia Mais [+]
App passará a exibir um símbolo ao lado do nome de estabelecimentos checados WhatsApp anunciou o início de testes com contas verificadas para empresas. Assim...
Leia Mais [+]
Projeto ainda está sendo discutido e deve ser posto em ação em um futuro bastante próximo...
Leia Mais [+]