Um novo golpe usa o Windows Live ID como isca para obter informações dos perfis de usuários de serviços, como Xbox LIVE, Zune, Hotmail, Outook, MSN, Messenger e OneDrive. O alerta é de especialistas da Kaspersky Lab, empresa fornecedora de soluções de segurança digital.

O usuário recebe um e-mail informando que sua conta do Windows Live ID está sendo usada para distribuir e-mails não solicita dos e que, por isso, ela será bloqueada. Para evitar a suspensão da conta, ele deve acessar um link e atualizar seus dados.

Esse link leva realmente ao site do Windows Live e não há qualquer tentativa de obter logins e senhas das vítimas. Mas, após autorizar a conta, um aplicativo solicita permissão para obter as informações e a lista de contatos vinculadas ao perfil.

Quem atende à solicitação fornece suas informações pessoais, os e-mails de seus contatos, entre outros, que podem ser usadas em fraudes, como enviar spam para os contatos ou realizar ataques de phishing.

ATENÇÃO, USUÁRIOS!

1. Não clique em links recebidos por e-mail ou mensagens privadas de sites de redes sociais.

2. Não permita que apps desconhecidos acessem seus dados pessoais.

3. Analise todos os direitos de acesso à conta de cada app que recebe

4. Ao descobrir que um aplicativo já está. Distribuindo spam ou links maliciosos em seu nome, envie uma reclamação à administração do serviço.

5. Mantenha o antivírus e a proteção antiphishing integrada atualizados.

Artigos relacionados
aumento da demanda por computadores pessoais e smartphones no Brasil está atraindo algumas das maiores empresas de tecnologia da China. Da Lenovo à gigante das ...
Leia Mais [+]
A SanDisk revelou hoje que começou a desenvolver cartões de memória flash baseados na nova especificação CFast2.0, apresentada pela CompactFlash Association (CF...
Leia Mais [+]
  Mercado global de infraestrutura como serviço em nuvem pública (IaaS) cresceu 31% no último ano, para US$ 22,1 bilhões, de acordo com dados do Gartner O m...
Leia Mais [+]