LogoPrincipal colorido CMYK

 

 

O nobreak é um equipamento que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções na falta de abastecimento. Ele permite que o equipamento funcione mesmo sem a energia elétrica, dependendo da amperagem das baterias define-se o tempo do abastecimento. Outra função do nobreak é filtrar a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Eles são utilizados em estações de trabalho, servidores, equipamentos médicos, gráficas, equipamentos óticos, dentre outros. Os aparelhos eletrônicos podem tolerar pequenas variações nas especificações do suprimento de energia. Porém, caso a diferença seja significativa, o fornecimento de energia pode ser interrompido. Então entra o nobreak para suprir estas deficiências.

Dependendo do tipo de equipamentos será necessário dimensioná-lo conforme o grau de sensibilidade do equipamento, importante também observar a potência dos equipamentos a eles ligados e determinar o tempo de autonomia, este está ligado diretamente o tipo e quantidade de baterias.

Segue as diferenças cruciais entre tecnologia dos nobreak´s:

Nobreaks Semi-senoidal

Quando ocorre a falta de energia, no momento da comutação existe um tempo em milissegundos antes da alimentação pelo nobreak. Os nobreaks semi-senoidais permitem que os equipamentos desliguem a energia da rede até que o nobreak detecte um problema. Quando isso acontece, o nobreak passa a fornecer energia para os equipamentos conectados a ele através de sua bateria, para protegê-los contra quedas bruscas, surtos ou falta de energia. Como a faixa de operação normal é geralmente restrita, o nobreak terá que recorrer frequentemente às baterias, o que pode reduzir a autonomia da bateria e sua vida útil.

Nobreaks linha senoidal

Os nobreaks de linha senoidal são uma evolução dos nobreaks semi-senoidais, pois regulam a tensão, aumentando ou diminuindo a energia da rede conforme necessário, antes de repassá-la para os equipamentos protegidos ou alimentar a bateria do nobreak. Os modelos de linha senoidal tipicamente mudam para o modo bateria com um tempo de transferência de 3-8 ms, que está dentro dos limites aceitáveis para a maioria dos equipamentos, que nem chegam a perceber este tempo de transferência.  Por possuir um regulador de tensão, a bateria dos nobreaks senoidais é acionada com muito menos frequência do que nos modelos semi-senoidais, mas com maior frequência do que os equipamentos online dupla conversão. Outro fator importante é que a energia fornecida é mais "limpa" do que o anterior.

Nobreaks online dupla conversão

No nobreak online ou de corrente contínua o equipamento é sempre alimentado pela bateria, que é recarregada constantemente. Desta maneira, a energia elétrica que chega aos equipamentos será totalmente filtrada contra os principais problemas da rede elétrica, pois a energia que alimenta os equipamentos vem da bateria do nobreak, não diretamente da tomada.

Por isso estes equipamentos proporcionam os mais altos índices de proteção, e assim recorrem ao uso de suas baterias com menos frequência que as demais tecnologias, o que prolonga sua vida útil.

Os sistemas de nobreak  stand-by e interativos são mais comuns para residências, estações de trabalho e pontos de venda, porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online duplas conversões fornecem energia extremamente estável e limpa, então tendem a ser usados em servidores, network closets, data centers, indústrias, serviços e aplicações críticas em geral.

Para mais informações os orçamentos acesse www.resinfo.com.br

 

 

Artigos relacionados
Eugene Kaspersky é o presidente e fundador da Kaspersky Lab, famosa empresa de segurança que conta diversos produtos em seu portfólio inclusive um poderoso anti...
Leia Mais [+]
Vírus em caixas eletrônicos permite que ladrão veja saldo bancário e realize saquesA fabricante de antivírus Kaspersky Lab divulgou uma análise sobre ura vírus ...
Leia Mais [+]
Chamado de Digital Paper, aparelho será voltado para universidades como substituto do papel comum. Vendas devem começar em março de 2014....
Leia Mais [+]