LogoPrincipal colorido CMYK

 

 

O nobreak é um equipamento que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções na falta de abastecimento. Ele permite que o equipamento funcione mesmo sem a energia elétrica, dependendo da amperagem das baterias define-se o tempo do abastecimento. Outra função do nobreak é filtrar a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Eles são utilizados em estações de trabalho, servidores, equipamentos médicos, gráficas, equipamentos óticos, dentre outros. Os aparelhos eletrônicos podem tolerar pequenas variações nas especificações do suprimento de energia. Porém, caso a diferença seja significativa, o fornecimento de energia pode ser interrompido. Então entra o nobreak para suprir estas deficiências.

Dependendo do tipo de equipamentos será necessário dimensioná-lo conforme o grau de sensibilidade do equipamento, importante também observar a potência dos equipamentos a eles ligados e determinar o tempo de autonomia, este está ligado diretamente o tipo e quantidade de baterias.

Segue as diferenças cruciais entre tecnologia dos nobreak´s:

Nobreaks Semi-senoidal

Quando ocorre a falta de energia, no momento da comutação existe um tempo em milissegundos antes da alimentação pelo nobreak. Os nobreaks semi-senoidais permitem que os equipamentos desliguem a energia da rede até que o nobreak detecte um problema. Quando isso acontece, o nobreak passa a fornecer energia para os equipamentos conectados a ele através de sua bateria, para protegê-los contra quedas bruscas, surtos ou falta de energia. Como a faixa de operação normal é geralmente restrita, o nobreak terá que recorrer frequentemente às baterias, o que pode reduzir a autonomia da bateria e sua vida útil.

Nobreaks linha senoidal

Os nobreaks de linha senoidal são uma evolução dos nobreaks semi-senoidais, pois regulam a tensão, aumentando ou diminuindo a energia da rede conforme necessário, antes de repassá-la para os equipamentos protegidos ou alimentar a bateria do nobreak. Os modelos de linha senoidal tipicamente mudam para o modo bateria com um tempo de transferência de 3-8 ms, que está dentro dos limites aceitáveis para a maioria dos equipamentos, que nem chegam a perceber este tempo de transferência.  Por possuir um regulador de tensão, a bateria dos nobreaks senoidais é acionada com muito menos frequência do que nos modelos semi-senoidais, mas com maior frequência do que os equipamentos online dupla conversão. Outro fator importante é que a energia fornecida é mais "limpa" do que o anterior.

Nobreaks online dupla conversão

No nobreak online ou de corrente contínua o equipamento é sempre alimentado pela bateria, que é recarregada constantemente. Desta maneira, a energia elétrica que chega aos equipamentos será totalmente filtrada contra os principais problemas da rede elétrica, pois a energia que alimenta os equipamentos vem da bateria do nobreak, não diretamente da tomada.

Por isso estes equipamentos proporcionam os mais altos índices de proteção, e assim recorrem ao uso de suas baterias com menos frequência que as demais tecnologias, o que prolonga sua vida útil.

Os sistemas de nobreak  stand-by e interativos são mais comuns para residências, estações de trabalho e pontos de venda, porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online duplas conversões fornecem energia extremamente estável e limpa, então tendem a ser usados em servidores, network closets, data centers, indústrias, serviços e aplicações críticas em geral.

Para mais informações os orçamentos acesse www.resinfo.com.br

 

 

Artigos relacionados
Ataques direcionados aos governosJá foram 778 vítimas em 15 países diferentes, seis deles da América Latina. Desde, pelo menos, 2010, um programa capaz de rouba...
Leia Mais [+]
O Google acaba de lançar uma ferramenta gratuita e em código aberto para a criação de cursos online, o intuito é de “levar a educação para uma audiência global”...
Leia Mais [+]
Vírus espião afetava Linux, diz KasperskyPesquisadores da Kaspersky revelaram algo raro: um malware que afeta diretamente o Linux. O vírus, chamado Turla, é uma...
Leia Mais [+]