Karpesrky
O método já está incorporado às principais soluções domésticas da empresa, o Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security
Para ajudar empresas a se protegerem da ameaça de vigilância por áudio, a Kaspersky Lab desenvolveu um método para frustrar o acesso não autorizado a dados do microfone em dispositivos Windows. O método já está incorporado às principais soluções domésticas da empresa, o Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security. Segundo a empresa, no momento, nenhuma outra solução de segurança tem tecnologias integradas para impedir o acesso malicioso a microfones.
Para controlar o acesso a dados de áudio do usuário é necessário monitorar todas as solicitações para o microfone no sistema operacional e bloquear aquelas cujo acesso não foi autorizado ou são executadas por um programa não confiável. Segundo a empresa, simplesmente desligar o microfone ou cobri-lo com uma fita, não resolve o problema, pois os invasores ainda podem gravar os sons ao redor do dispositivo via alto falantes ou outros métodos.
Atualmente, não há uma proteção padrão específica contra o acesso não autorizado a dados de áudio do usuário no sistema operacional Windows. Por isso os especialistas da Kaspersky Lab desenvolveram uma nova abordagem - a patentearam. 
 
A tecnologia da Kaspersky Lab filtra os comandos internos enviados ou recebidos pelo Serviço de Áudio do Windows e indica a criação de cada novo fluxo de áudio por qualquer aplicativo. Depois disso, a tecnologia usa o recurso Controle de Aplicativos da Kaspersky Lab, que categoriza todos os programas como “confiáveis”, “baixa/alta restrição” ou “não confiáveis” de acordo com sua reputação, conteúdo e fabricante. Quando detecta que um programa ‘não confiável’ ou com ‘baixa/alta restrição’ está tentando acessar o microfone, a solicitação é bloqueada imediatamente.
"A privacidade do usuário é muito importante para nós e, por isso, estamos desenvolvendo tecnologias para manter as vidas digitais dos usuários livres do acesso malicioso. Em termos da proteção do áudio, a principal dificuldade para desenvolver a tecnologia foi a existência de um sistema de multiplexação do fluxo de áudio no Windows, que possibilita a gravação simultânea de som por vários aplicativos. Porém, esse problema foi facilmente resolvido com a ajuda de nossa infraestrutura avançada de driver do kernel, que inclui um mecanismo para controlar os comandos entre os serviços do Windows”, diz Alexander Kalinin, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky Lab, um dos criadores da tecnologia.
A proteção do áudio faz parte do conjunto de tecnologias de Proteção de Privacidade incluído nas soluções de segurança doméstica da Kaspersky Lab. Ele também inclui a proteção para webcam, que avisa o usuário sobre o acesso a qualquer webcam integrada ou conectada, e o recurso Navegação Privada, que bloqueia todas as tentativas de coletar dados dos usuários pelo navegador. Os dois recursos estão disponíveis para Macs e PCs.

Artigos relacionados
Um novo arquivo malicioso está infectando telefones com o sistema operacional móvel Android para roubar dados bancários. Criado na Rússia, o Trojan-SMS.AndroidO...
Leia Mais [+]
Proteja-sePaula TakahashiFoto dos filhos, check-in em restaurantes, no local de trabalho e até em casa, além de álbuns de viagem recheados. Quem usa as redes so...
Leia Mais [+]
Os piores vírus da história da computaçãoÉ difícil – ou até mesmo impossível – encontrar alguém cujo computador jamais tenha sido infectado por algum malware. Q...
Leia Mais [+]