22.12.17

Há claramente um desejo para que as comunicações sejam unificadas na maioria dos negócios. E, de fato, aForbes identificou a colaboração/conferência como uma das principais três aplicações de nuvem implantadas para 2016. No entanto, mudar do telefone tradicional, e-mail e bate-papo para uma solução de comunicação é

frequentemente um investimento complexo. Há muitas tecnologias diferentes envolvidas em uma solução de Comunicação Unificada – e frequentemente essas peças (hardware e software) são fornecidas por diferentes fabricantes. Isto pode levar a complicações quando se trata de implementação, integração, rastreamento e gerenciamento de uma solução. Isso levanta a questão, é possível ter sucesso com um ambiente de comunicação unificada e multifornecedor? E se sim, como?

Primeiro de tudo, Comunicação Unificada não é apenas um produto. Há muitos componentes diferentes para uma solução e estratégia verdadeiras para sua organização. No entanto, podem rapidamente ser divididas em algumas categorias maiores:

COMUNICAÇÃO DE VOZ
A voz pode ser entregue por meio de soluções de telefonia PBX, ou abordagens mais modernas como soluções de Voz sobre Protocolo de Internet. Neste caso, existem muitas opções, mas líderes reconhecidos são Avaya, Cisco e Microsoft. Mas, há muitas outras soluções por aí, provendo uma série de dispositivos de hardware e aplicações de software para solucionar suas necessidades de comunicação de voz. Por sorte, padrões da indústria permitem que muitas dessas soluções coexistam em um ambiente único.

COMUNICAÇÃO DE E-MAIL
Há muitos fabricantes oferecendo soluções de e-mail de classe empresarial em uma variedade de soluções on-premise, hospedadas ou baseadas na nuvem. O ponto chave aqui é a interoperabilidade e a facilidade de incorporação de outras tecnologias de como formatos de comunicação de bate-papo, voz, ou “formatadas para grupos” em sua solução de e-mail tradicional.

COMUNICAÇÃO DE BATE-PAPO
O bate-papo é agora o alicerce da comunicação de negócios por causa de sua natureza instantânea. Por que escrever um e-mail se eu posso obter uma resposta imediata com uma interface baseada em bate-papo? O formato de bate-papo é ideal para qualquer coisa desde sessões de serviço de apoio, fechamento de uma venda ao responder rapidamente preocupações de clientes, ou a resolução de um desafio de negócio. Novamente, este espaço tem vários fabricantes atuando, mas uma solução de bate-papo ideal se incorporaria bem com e-mail tradicional e até mesmo comunicações de voz.

COMUNICAÇÃO DE VÍDEO
No espaço multifornecedor de hoje, você pode escolher um fornecedor separado para uma solução de conferência de vídeo/bate-papo de vídeo, mas mais frequentemente, esses serviços estão sendo transferidos para o mesmo provedor de serviços de comunicação de voz. Isto é particularmente verdadeiro quando negociando com fornecedores oferecendo soluções digitais como serviços de VoIP. Novamente, o truque aqui é a interoperabilidade com serviços de voz e bate-papo, idealmente se movendo para uma solução unida quando seguindo uma estratégia de Comunicação Unificada.

COMUNICAÇÃO “FORMATADA PARA GRUPOS”
Este formato de comunicação baseado em bate-papo e em equipe é uma tendência emergente nas comunicações de negócio e é originado do mundo da rede social. Reúna um grupo e comece uma conversação massiva que flui organicamente enquanto incorporando o compartilhamento de arquivo, presença on-line e notificação instantânea. Muitos fabricantes de software têm divulgado este fenômeno como a “morte do e-mail”. Enquanto isso permanece improvável, oferece uma maneira envolvente e dinâmica para acelerar a interação, produtividade e envolvimento. Alguns gigantes notáveis são Slack, HipChat, Google Hangouts e Microsoft Teams. Novamente, a chave para uma boa estratégia de comunicação é escolher um fornecedor que possa integrar algumas de suas outras soluções de comunicação como voz e sim, até mesmo o antiquado e-mail.

Enquanto existem milhares de ferramentas para comunicação, a chave para prosperar neste sentido é cuidadosamente escolher os fornecedores que possam interoperar. Algumas empresas escolhem uma abordagem de multifornecedor, enquanto outros estão começando a se alinhar a um único fornecedor que possa fornecer várias formas de comunicação unificada e frequentemente têm a vantagem quando se trata de integração. Com apoio de um especialista para validar soluções, realizar prova de conceitos (POCs) e pilotos das tecnologias como Skype for Business ou soluções de PBX baseadas na nuvem. É possível maximizar os benefícios de sistemas e tecnologias em que você já investiu, enquanto você transforma seu negócio para reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Então, é possível ter uma estratégia próspera de comunicação com ferramentas de diferentes fornecedores? Pode apostar que sim, mas o foco na interoperabilidade dos componentes separados e a escolha de fornecedores que têm uma solução completa ou “convivem” bem com outros é a chave para uma estratégia realmente bem-sucedida.

Fonte: Softwareone

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