automação residencial

O mercado de automação residencial pode chegar a 1,8 milhão de lares brasileiros nos próximos anos, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside). Em âmbito global, deverá movimentar cerca de U$ 78 bilhões em 2022.

Uma pesquisa realizada pela Aureside aponta que iluminação, câmeras de vigilância e som ambiente são os sistemas mais buscados. A entidade estima que cerca de 300 mil domicílios brasileiros possuam ao menos um tipo de equipamentos por exemplo.

Automação em valores
Para automatizar uma residência, os interessados precisam desembolsar valores a partir de R$ 4,6 mil, o que inclui, por exemplo, assistente de voz, controle de iluminação, controle de aparelhos de tevê, som e ar-condicionado.

Os pacotes, que ampliam cada vez mais os serviços, podem custar acima de R$ 14,5 mil. Nesse caso, o morador pode contar com sensores de presença e abertura de portas, fechadora inteligente com biometria, persiana motorizada e alarme integrado.

O bancário Jorge Rintaro, de 50 anos, realizou a automação em sua residência este ano. Segundo conta, uma das condições indispensáveis para a sua tomada de decisão se deu pelo fato do que não foi preciso alterar a decoração ou quebrar paredes, pois todo o sistema utilizado não possui fios.

“A experiência tem sido fantástica, de fácil adaptação. Penso que a automação residencial tem que ser intuitiva e natural para qualquer membro da família, independentemente da idade, formação ou grau de instrução”, conclui.

A importância do projeto
Entretanto, o professor universitário Édson Motoki ressalta que é de suma importância que o projeto seja bem definido no início.

“O proprietário precisa contratar um funcionário especializado nesse serviço e definir tudo o que ele deseja, antes do início do projeto. Para evitar o desperdício de tempo, material e dinheiro”, diz

“Até pouco tempo esse mercado era muito restrito. Concentrado apenas em residências de alto padrão”, diz o CEO da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri. “Nós estamos fazendo um trabalho de desmistificação dessa ideia.”

Crescimento
O executivo acrescenta que a automação residencial tem crescido, e que o interesse da população tem aumentado. “A automação residencial não pertence somente aos apartamentos de alto padrão. Imóveis com dois ou três dormitórios também podem utilizar dessa tecnologia”, explica.

Rigatieri diz acreditar que assim este fim de ano será um dos melhores da empresa dos últimos dez anos. “Com a economia retomando, os empregos crescendo e as pessoas querendo melhorar a qualidade de vida dentro de suas casas, estamos otimistas.”

Assim, o CEO afirma que é precisos fazer com que as pessoas comecem a pensar na automação para suas casas. “Uma boa parte acredita que é necessário aprender comando. Sendo que só precisa aprender a ligar e a desligar”, simplifica.

Segundo informações de DCI

Artigos relacionados
Independentemente da época do ano ou do clima da região em que se encontre, quem utiliza equipamentos eletrônicos sempre está exposto a picos de tensão na red...
Leia Mais [+]
Evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro no Club Transatlântico, São Paulo Segundo dados da Pesquisa Global sobre Segurança da Informação 2015 da PwC os casos...
Leia Mais [+]
Norton Security BetaO Norton é um dos antivírus mais populares do mundo e constantemente está lançando versões mais atualizadas de seus serviços, sempre mais ap...
Leia Mais [+]