NHS


Um nobreak é um condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.


Existem outros equipamentos com funções próximas a de um nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador. porem, o nobreak costuma ser o dispositivo mais completo, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões.

Os nobreaks são medidos por números que representam sua potência, em VA (voltampere). Isto indica quanta energia a bateria pode produzir quando não houver luz, o que está diretamente associado ao tempo que ele é capaz de manter o equipamento ligado. Mas isso também depende do número de aparelhos ligados a ele e qual o consumo de cada um.

A maioria dos nobreaks fornecem apenas 15 minutos de energia para um computador, por exemplo. É o tempo necessário para salvar e fechar todos os arquivos e programas e, desligar o aparelho com segurança, alguns modelos aceitam instalar módulos de baterias adicionais, assim aumentando tempo de autonomia para a carga a ser utilizada.
As baterias desses dispositivos têm um tempo de vida útil. Assim como as baterias de um carro, é importante trocá-las. O tempo varia de modelo para modelo e do ambiente onde são instaladas, mas a média fica entre 2 e 4 anos.

Por que ter um nobreak?

Tempestades, como estas que ocorrem no verão, geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos.

É, também, muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos.

Tipos

Existem, basicamente, três modelos de nobreaks: os Semi-senoidais, o senoidal puro e o Online, este pode ser com e sem transformador isolador, também com e sem dupla conversão, estes itens proporcionam segurança adicional para os equipamentos a ele conectados.

O semi-senoidal é o mais básico do mercado. Este modelo confia sua bateria e componentes de regulação para conter as flutuações de energia. Normalmente não evitará que as flutuações de voltagem diárias diminuam a vida útil do eletrônico. É recomendado mais para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

O de senoidal puro é similar ao primeiro modelo, mas possui uma diferença importante, eles refletem a energia da concessionária de forma perfeita para os equipamentos em falta de energia. 

Os nobreaks onlines também são senoidais puros, a diferença principal é que em falta de energia, não ocorre ruído para o equipamento. A energia permanece limpa em toda a sua operação.

Os nobreaks com tecnologia senoidais e onlines são usados  para servidores, hospitais, laboratórios óticos, minas e em outros equipamentos que precisam de energia estável para realizarem de forma perfeita são funcionamento.


Dessa maneira, antes de adquirir qualquer um dos modelos acima, é necessário ponderar sobre o equipamento que se quer preservar com o nobreak.

Fontes: Techtudo, NHS e Resinfo

 

Artigos relacionados
Atualização estará disponível um dia antes do lançamento de novos aparelhos....
Leia Mais [+]
Pesquisa aponta despreparo de professores brasileiros sobre uso seguro da internetO resultado indicou a necessidade de suporte e treinamentos para que educadore...
Leia Mais [+]
O AdBlock Plus é um dos mais populares bloqueadores de anúncios na Internet em todo o mundo. Aproveitando-se dessa fama, um grupo de desenvolvedores mal intenci...
Leia Mais [+]