A SanDisk revelou hoje que começou a desenvolver cartões de memória flash baseados na nova especificação CFast2.0, apresentada pela CompactFlash Association (CFA). O novo padrão permite à nova geração de aplicativos para fotos e vídeos alcançar um desempenho até quatro vezes superior ao dos cartões de memória CompactFlash atualmente utilizados em câmeras DSLR e outros dispositivos de imagem.

"Os cartões de memória CFast2.0 ajudarão a conduzir o futuro dos aplicativos de fotografia e vídeo profissionais", afirmou Shuki Nir, vice-presidente sênior e gerente geral de varejo da SanDisk. "Com a especificação de desempenho incomparável do CFast2.0, a memória flash pode entrar agora em novos mercados, como o de TVs de alta definição e até mesmo produções de cinema", completou.

Os novos cartões devem atender ao mercado de vídeo profissional, que já utiliza conteúdos em 2K de resolução e começa a se adaptar à adoção do formato 4K full frame em ambientes de produções de alta qualidade. As especificações dos recursos do CFast2.0 oferecem desempenho teórico de até 600 MB/s o que, conforme a SanDisk, é a velocidade necessária para capturar uma série de fotos em alta resolução e transferi-las rapidamente para o computador.

As especificações do CFast2.0 ainda suportam aplicativos avançados de vídeo, por meio de uma largura maior de banda em sua interface e níveis mais elevados de Garantia de Desempenho de Vídeo (Video Performance Guarantee), para atender aos requisitos de ambientes de produção digital intermediários comprimidos 2K e 4K.

"Os fotógrafos profissionais, cinegrafistas e cineastas demandam câmeras com especificações cada vez mais poderosas para ajudá-los a soltar a sua criatividade”, afirmou Masaya Maeda, diretor e chefe executivo da divisão Operações da Comunicação de Produtos de Imagem da Canon. "Com um desempenho extremamente veloz, os cartões de memória CFast2.0 nos permitirão desenvolver a próxima geração de câmeras com recursos ainda mais poderosos do que as que atualmente suportam cartões CompactFlash”.

Atualmente, a SanDisk está disponibilizando o novo cartão para fabricantes de câmeras para testes. Com esse processo, as empresas poderão projetar e otimizar os dispositivos de próxima geração que vão começar a utilizar as novas especificações. De acordo com a companhia, espera-se que, em pouco tempo, apareçam câmeras com resolução de 40 megapixels, que podem sobrecarregar rapidamente as taxas de transferência e disparos dos atuais cartões de memória CompactFlash.



Artigos relacionados
Vírus espião afetava Linux, diz KasperskyPesquisadores da Kaspersky revelaram algo raro: um malware que afeta diretamente o Linux. O vírus, chamado Turla, é uma...
Leia Mais [+]
Mecam é uma filmadora de mão livre que pode ser fixada em sua roupa ou ser usada como uma colar para capturar vídeo ou tirar fotos de qualquer ponto de vista. S...
Leia Mais [+]
Sete conselhos de segurança para ninguém descobrir a senha do seu Wi-Fi (tekkie)Sete conselhos de segurança para ninguém descobrir a senha do seu Wi-FiAcessar u...
Leia Mais [+]