A Kaspersky, empresa especializada em segurança, divulgou nesta terça-feira (5) os resultados do seu último levantamento sobre conteúdos explícitos na rede, afirmando que todas as crianças que assistem a conteúdos infantis extraídos de programas televisivos no YouTube estão a 'três cliques' de conteúdos considerados explícitos ou adultos. O estudo faz parte das atividades do Dia Mundial da Internet Segura, celebrado ontem (5). As informações são do The Guardian.

Em um dos casos analisados, o usuário estava assistindo a um clipe da 'Vila Sésamo' e na barra lateral do YouTube, que mostra indicações de outros vídeos, havia a indicação para um vídeo em que mostrava imagens de um parto normal. Os pesquisadores afirmaram que a barra lateral ao vídeo assistido indica muitos conteúdos envolvendo nudez e violência.

Outro estudo conduzido com 24 mil jovens revelou que 27% das crianças entre sete e 11 anos de idade e quase a metade dos adolescentes entre 11 e 19 anos havia encontrado no site de compartilhamento de vídeos algum conteúdo inapropriado no último ano. "É preocupante perceber o quanto é simples para uma criança encontrar vídeos com conteúdo adulto no YouTube", afirmou David Emm, pesquisador sênior da Kaspersky Lab.

O YouTube, assim como o Facebook, sugere que a idade mínima para navegar em suas páginas seja de 13 anos, mas as duas companhias não garantem que isso realmente aconteça. O site de vídeos mais popular do mundo também possui ferramentas de bloqueio de conteúdo, mas o Google afirma que a ferramenta não tem '100% de precisão' já que depende das classificações aplicadas a cada vídeo com conteúdo inadequado para funcionar.

"Encaramos com muita seriedade a segurança em nossas plataformas, e trabalhamos em estreito contato com organizações de caridade, outras empresas do setor e órgãos governamentais para proteger os jovens", explicou um porta-voz do site de compartilhamento de vídeos. "O YouTube oferece diversos recursos a pais e educadores, como um currículo online e ferramentas como o modo de segurança, que os pais podem usar para filtrar conteúdos e comentários que considerarem impróprios".

A Kaspersky e os pesquisadores afirmam que o resultado da pesquisa mostra a importância das crianças navegarem na internet com a supervisão de um adulto, já que muitas não têm orientação suficiente para discernir o que é apropriado e o que não é para sua idade, navegando com segurança na rede.




Artigos relacionados
Em parceria com universidades, laboratórios ajudarão na formação de profissionais especializados em dispositivos móveis. Brasil também recebe ferramenta para de...
Leia Mais [+]
Setembro 23, 2017A tecnologia facilitou a rotina das empresas. Mundo afora, vários pequenos negócios podem se beneficiar de novos meios tecnológicos para geri...
Leia Mais [+]
A Intel desenvolve novos sensores fotográficos com percepção de profundidade, que seria capazes de registrar imagens tridimensionais em dispositivos móveis, com...
Leia Mais [+]