O Google começou a testar um novo modelo de criptografia nos arquivos enviados pelos internautas ao seu serviço de armazenamento na nuvem, o Google Drive. De acordo com o site Cnet, uma pequena porcentagem dos dados armazenados nos servidores do Drive, inclusive, já está sob a nova proteção.

 

Duas fontes com conhecimento do projeto revelaram ao Cnet que os testes começaram nesta semana e têm como objetivo fazer com o que o Google se diferencie de outras empresas que, segundo informações recentes, podem passar dados de usuários para o governo norte-americano.

Normalmente os servidores destas companhias possuem chaves de criptografia somente nas conexões, mas não nos arquivos armazenados e nas informações pessoais.

Após as fontes passarem as informações ao Cnet, o site entrou em contato com o Google, mas a companhia se recusou a comentar o assunto.

Em abril de 2012, a empresa já havia afirmado que os arquivos eram enviados para os servidores em transferências criptografadas, porém, armazenados em servidores sem qualquer criptografia. Caso a mudança realmente ocorra, o Google não poderá disponibilizar estes arquivos para terceiros nem em casos onde seja solicitado pela justiça.

O Google tem um histórico de lutar pela privacidade de seus usuários e pela liberdade na Internet e, por isso, parece estar tentando adicionar mais uma camada de proteção aos dados que os internautas guardam em sua rede – seja contra a espionagem de autoridades ou contra um possível ataque hacker. Resta saber se os rumores serão confirmados e se a companhia vai anunciar as alterações nas políticas de armazenamento do Drive.

 

 

Fonte:www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/google-quer-criptografar-arquivos-do-drive-para-evitar-espionagem.html

Artigos relacionados
Hackers se aproveitam das eleições para criar golpes temáticosFique de olho: se receber e-mails supostamente enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ap...
Leia Mais [+]
Uso de malware por órgãos de segurança supõe existência de crimes do bemPor João Ozorio de MeloNo mundo sombrio da espionagem cibernética, órgãos de segurança d...
Leia Mais [+]
Seguindo a tendência já encontrada no Windows 8, a nova versão do pacote Office, suíte de escritório da Microsoft, traz recursos para explorar amplamente a nave...
Leia Mais [+]