Poucas empresas protegem transações financeiras de clientes endpoint – alvo favorito dos cibercriminosos Publicado em 24/09/2014 - 7:30 por Daniel Praciano | Comentar Categorias: Comércio eletrônico, Segurança da informação, Segurança digital De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International em 27 países, incluindo o Brasil, somente 52% das empresas financeiras e 46% das empresas que operam no e-commerce acreditam que precisam adotar medidas reforçadas para proteger transações financeiras de seus consumidores.

Ainda menos empresas deste setor fornecem proteção para os dispositivos de seus clientes. As companhias de e-commerce são as menos focadas em proteger operações financeiras – 16% dizem que não estão interessadas em instalar soluções de segurança especiais contra fraudes on-line e apenas 38% estão dispostas a investir nessas ferramentas. No geral, 30% das empresas que trabalham com fluxos de caixa na Internet não fornecem e não planejam fornecer proteção para os dispositivos de seus clientes durante as transações – mesmo este sendo o ponto mais fraco na cadeia de segurança e que poderia acarretar em perda de dinheiro para os consumidores e perda de lucros e reputação para as organizações. 28% das companhias não se preocupam com a instalação de software antifraude em dispositivos móveis dos clientes, enquanto 30% não tentam proteger a sua própria infraestrutura de informação contra a fraude. Esta atitude indiferente à proteção dos pagamentos pode levar a um feedback negativo dos clientes: três quartos dos usuários esperam que as empresas financeiras assumam a responsabilidade pela segurança de todos os seus dispositivos e 40% dos entrevistados tem certeza de que a empresa os reembolsaria em caso de perda de dinheiro. No entanto, como mostram as estatísticas da Kaspersky Lab, o número de ameaças virtuais visando dados financeiros de usuários individuais está crescendo constantemente. Por exemplo, de acordo com a Kaspersky Security Network, a quantidade de ataques que usam software malicioso bancário chegou a 1,4 milhões no período entre 19 de maio e 19 de junho de 2014, um aumento de 15% em relação ao período que corresponde de 19 de abril à 19 de maio. “Os criminosos estão menos propensos a roubar bancos, correndo e gritando ‘Isto é um assalto!’ antes de disparar para o teto. Mais e mais crimes migram para o mundo online. os cibercriminosos visam bancos, e atuam por meio dos elos mais frágeis da cadeia – dispositivos de clientes e as transações financeiras online realizadas com esses aparelhos. A fim de proteger os consumidores e seu dinheiro – e, consequentemente, a reputação da empresa – as organizações financeiras são incentivadas a utilizar soluções integradas e de multicamadas que proporcionam a prevenção da fraude proativa para maximizar a eficácia e aperfeiçoar a experiência do usuário. O uso de uma plataforma unificada que fornece proteção tanto no terminal do cliente como dentro do ambiente do banco, fornece o contexto dirigido e prevenção abrangente que soluções pontuais não entregam”, afirmou Ross Hogan, diretor Global da Divisão de Prevenção a Fraudes da Kaspersky Lab. Por exemplo, a plataforma de Prevenção Kaspersky Fraud Prevention que é projetada especificamente para os bancos, sistemas de pagamento e para as empresas de comércio eletrônico. A proteção do servidor instalado na empresa financeira assegura as transações deste lado. Os aplicativos instalados nos dispositivos dos usuários fornecem um ambiente seguro para pagamentos online. A implantação de uma solução multicomponente torna possível proteger todas as fases da operação, enquanto os serviços adicionais de prevenção de fraudes da Kaspersky alertam os serviços de segurança do banco para quaisquer novas ameaças e ajudam a reforçar as políticas de segurança confiáveis.

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