Falha de TI causa desconfiança em 80% dos clientes de bancos

Acidentes informáticos - como perda de dados ou vazamentos de informações - podem destruir a reputação de uma empresa, principalmente a dos bancos. Cerca de 80% dos clientes declararam que perdem a confiança em suas instituições financeiras após um acidente de segurança de TI.



As informações são de uma enquete realizada em conjunto entre a B2B International e a Kaspersky Lab, divulgada nesta terça-feira.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados afirmou que a reputação do banco a respeito de proteção contra ameaças cibernéticas foi um fator importante no momento de escolher uma instituição financeira. No entanto, menos de 50% dos entrevistados consideram a perda de confiança e reputação como uma consequência grave de um acidente informático.

Além disso, apenas 53% das pessoas que participaram da pesquisa acreditam que seus bancos estão fazendo todo o possível para proteger as informações dos clientes. A enquete mostra que 74% das empresas elegem um banco com base em sua reputação em temas de segurança cibernética.

No último ano, cerca de 41% das companhias financeiras e 48% das operações de comércio eletrônico perderam informações financeiras devido a crimes de informática. Em contrapartida, só 47% das empresas financeiras e 40% das companhias que trabalham no setor de comercio eletrônico mencionaram a perda de reputação e confiança entre as três consequências mais prejudiciais provocadas por incidentes de informática.

Artigos relacionados
THIAGO SANTAELLA Já parou para pensar em quanta informação tem dentro do seu celular São fotos, vídeos, contatos e até senhas de contas bancárias. Vários arquiv...
Leia Mais [+]
Maioria dos orçamentos para programas de conscientização ficam abaixo US$ 10 mil, um valor irrisório quando pensamos no custo e um vazamento de dados A necessid...
Leia Mais [+]
A Kaspersky e a Qualcomm fecharam uma parceria para aprimorar a proteção de smartphones e tablets baseados em Android. Com isso, a empresa de segurança se compr...
Leia Mais [+]