NSA instalou spywares em disco rígidos, assegura Kaspersky (Tribo Gamer)

NSA instalou spywares em disco rígidos, assegura Kaspersky

NSA instalou spywares em disco rígidos de uma dezena das grandes fabricantes, incluindo Seagate, Western Digital (WD), IBM, Toshiba, Samsung e Maxtor, assegura a empresa de segurança Russa Kaspersky Labs.



A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA teria instalado o programa de espionagem na firmware de unidades de armazenamento para evitar a detecção e remoção por usuários ou técnicos experientes. Um backdoor (porta-de-acesso) a todos os dados gravados no computador ou servidor em que tais dispositivos estão instalados.

A Kaspersky diz que encontrou PCs infectados com este programa espião em 30 países, com o maior número de infecções observadas no Irã, Rússia, Paquistão, Afeganistão, China, Mali, Síria, Iêmen e Argélia.

A empresa afirma que estes tipos de backdoors estão sendo usados para espionar governos estrangeiros, organizações militares, empresas de telecomunicações, bancos, indústrias de todos os tipos, especialmente os que envolvem energia nuclear, meios de comunicação e organizações islâmicas.

Este tipo de spyware foi elaborado pelo mesmo grupo de especialistas que criaram o Stuxnet, a arma cibernética mais avançada da história que foi utilizada para sabotar as instalações no Irã com referência a seu programa de pesquisa nuclear.

Se essa notícia é verdadeira, é impossível que os fabricantes não tivesse colaborado com a agência, fornecendo o código-fonte para que pudesse modificar a firmware e instalasse o spyware antes de colocar o disco rígido no mercado consumidor, que se estende por todo o globo.

A Western Digital (WD) tem sido até o momento a única fabricante a comentar este artigo, afirmando que ela nunca compartilhou o código-fonte das firmwares de seus produtos a NSA.

O que mesmo sendo verdade (ou não), não prova que de fato suas firmwares foram infectadas em uma nova amostra de espionagem abundantemente praticada pela NSA. E o pior de tudo é que este tipo de programa semea total desconfia nas maiores fabricantes de tecnologia do mundo.

Artigos relacionados
Maioria dos internautas brasileiros vê risco em compras onlinePesquisa indica que métodos de segurança de fornecedores de pagamento via internet ainda não ganha...
Leia Mais [+]
Ao decidir comprar um nobreak, o consumidor se depara com muitas informações para tomar sua decisão. Por isso, para adquirir o melhor nobreak para sua necessi...
Leia Mais [+]
Quinze estudantes do BEPiD, o curso de capacitação na plataforma iOS oferecido pela Faculdade de Informática da Pucrs e o Instituto de Pesquisas Eldorado, em pa...
Leia Mais [+]