Kaspersky cria ferramenta que libera PCs sequestrados por vírus.

Kaspersky cria ferramenta que libera PCs "sequestrados" por vírus.

Ransomware é uma das pragas mais complicadas de se enfrentar, porque simplesmente bloqueia o acesso ao computador e pede um “resgate” para liberar os arquivos. É especialmente complicado para quem tem informações importantes guardadas no computador, como é o caso das empresas. Uma nova ferramenta quer ajudar as vítimas deste golpe.



Lançada pela Kaspersky em parceria com a polícia holandesa, a ferramenta combate uma praga específica, chamada CoinVault. O vírus, ao se instalar no computador infectado, apresenta uma lista de arquivos bloqueados e libera um deles de graça para a vítima para provar do que é capaz.

Pelo site https://noramsom.kaspersky.com, é possível ter acesso à ferramenta, que utiliza chaves de decriptação encontradas pela polícia holandesa em uma investigação. Durante uma operação, foram obtidas chaves de servidores do CoinVault. Com estas informações, a Kaspersky conseguiu criar uma ferramenta para tentar liberar os computadores “sequestrados”.

O recurso ainda não é 100% eficaz, no entanto, mas conforme a investigação caminha, a expectativa é de que sejam descobertas novas chaves que ajudem a aumentar a eficácia da ferramenta.

Ainda não foram feitas prisões relacionadas ao CoinVault, mas a polícia holandesa acredita que o criminoso por trás do software malicioso está no país.

Artigos relacionados
Um analista de segurança da Universidade do Texas descobriu uma vulnerabilidade na versão mais recente do Android que pode bloquear a tela do dispositivo. A fa...
Leia Mais [+]
Um novo cavalo-de-troia se espalha através de mensagens no Skype, que está em meio de um processo no qual substituirá o Windows Lime Messenger. De acordo com a ...
Leia Mais [+]
Cuidado com a versão falsa do Whatsapp para PC - Fonte: Seu Micro SeguroCuidado com a versão falsa do Whatsapp para PCA fabricante de antivírus Kaspersky Lab al...
Leia Mais [+]