A Kaspersky Lab, em cooperação com a International B2B, realizou uma pesquisa* com representantes de empresas para conhecer sua postura em relação à segurança de informações, incluindo as políticas de empresas do setor financeiro em relação à proteção contra fraudes online. A pesquisa mostrou que cerca de metade dos bancos e sistemas de pagamento prefere lidar com os incidentes cibernéticos depois que eles acontecem, em vez de investir em ferramentas para evitá-los.

Durante a pesquisa, 48% das organizações financeiras informaram que tomam medidas para proteger seus clientes contra fraudes online visando principalmente atenuar as consequências, em vez de prevenir seus acontecimentos. Além disso, 29% das empresas de todos os setores acreditam que é mais barato e eficaz resolver os casos de fraude depois que eles ocorrem, em vez de evitar os incidentes.

De acordo com os representantes dos bancos e operadoras de serviços de pagamento, quando ocorre um incidente de fraude cibernética envolvendo a conta de um cliente, apenas 41% das organizações toma medidas para evitar que isso aconteça novamente no futuro. 36% das empresas realizam uma análise da vulnerabilidade explorada no ataque, e 38% oferecem indenizações pelas perdas. A política mais popular entre as empresas (66%) é tentar descobrir quem realizou o ataque.

'Apoiar-se exclusivamente na atenuação das consequências negativas de fraudes é o mesmo que tentar tratar os sintomas de uma doença sem buscar sua causa. Os sintomas se repetirão e a doença progredirá. A Kaspersky Lab reforça a importância da prevenção. Muitos dos principais bancos do mundo já reconheceram isso e implementaram a 'prevenção à causa primária das fraudes', mas, assustadoramente, muitos ainda dependem da 'detecção reativa de fraudes'. A cada ano, os cibercriminosos inventam métodos de ataque mais sofisticados e o fato dos bancos não tomarem medidas preventivas possibilita um crescimento ainda maior do número de cibercrimes e do volume dos prejuízos', declara Ross Hogan, Líder Global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.

Os especialistas da Kaspersky Lab recomendam que os bancos e serviços de pagamento usem métodos abrangentes de segurança contra fraudes online para proteger seus clientes em vários níveis. Um desses métodos é a plataforma Kaspersky Fraud Prevention, que inclui ferramentas de controle de ameaças instaladas nos dispositivos dos clientes, além do componente de servidor localizado na infraestrutura de informações do banco. Por meio de um código especial incorporado na página do banco na internet, esse componente detecta remotamente infecções nos dispositivos dos clientes. Leia este documento para saber mais sobre os princípios de operação dessa plataforma.

*A Pesquisa de Riscos de Segurança de TI de 2015, realizada em conjunto pela Kaspersky Lab e B2B International, envolveu mais de 5.000 representantes de empresas, incluindo 131 bancos e serviços de pagamento, de 26 países.

Artigos relacionados
É impossível escapar de brechas de segurança em HDs, diz especialistaFalhas graves de segurança que podem permitir a espionagem em computadores no mundo todo fo...
Leia Mais [+]
A Kaspersky e a Qualcomm fecharam uma parceria para aprimorar a proteção de smartphones e tablets baseados em Android. Com isso, a empresa de segurança se compr...
Leia Mais [+]
  Você sabe calcular qual o custo de falhas na rede da sua empresa? E o prejuízo causado por inatividade de uma rede, também conhecida como downtime? Quando ...
Leia Mais [+]