disco-optico-1260x710

Quer ter certeza de que seu backup vai durar para sempre? Então o melhor a fazer é usar uma técnica de luz laser para armazenar 360 terabytes de informação em quartzo nanoestruturado por até 14 bilhões de anos.

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, a técnica usa um pulso de laser de femtossegundo para escrever dados em uma estrutura 3D de quartzo.

O laser cria três camadas de pontos nanoestruturados, cada um apenas cinco mícrons acima do outro. As informações podem ser lidas ao disparar outro pulso de luz e gravar a sua polarização – a orientação das ondas – depois que ele atravessar o disco.

A equipe agora conseguiu escrever grandes obras dentro dos pequenos discos de vidro – incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos; Óptica, de Isaac Newton; a Bíblia do Rei Jaime; e a Magna Carta.

A densidade dos dados nesses discos sugere que eles podem conter até 360 terabytes em um único pedaço de quartzo. Os cientistas também destacam que os dados são extremamente estáveis: eles poderiam resistir a até 13,8 bilhões de anos a temperaturas de até 170 graus Celsius.

A ideia de arquivar dados desta forma é discutida há tempos, mas até agora a densidade de armazenamento de dados era mais modesta. Em 2012, uma técnica semelhante foi usada para armazenar até 40 megabytes por polegada quadrada – aproximadamente a densidade de um CD de música. Este novo avanço torna a técnica um meio viável de arquivamento para grandes quantidades de informações perpetuamente.

Matéria retirada de Gizmodo, em 20/02/2016, às 9:20.

Artigos relacionados
Antigamente, os vírus eram feitos por pessoas com grande conhecimento técnico e um alvo muito específico. Afinal, criar um programa nocivo que fosse capaz de ...
Leia Mais [+]
NSA instalou spywares em disco rígidos, assegura Kaspersky (Tribo Gamer)NSA instalou spywares em disco rígidos, assegura KasperskyNSA instalou spywares em disco...
Leia Mais [+]
Transmissões esportivas ao vivo são o principal alvo dos serviços de pirataria, indica pesquisa da Irdeto A crescente disponibilidade, velocidade e acessibil...
Leia Mais [+]