Outlook 0

No ano passado, a Microsoft anunciou que o Outlook.com ganharia uma cara nova e uma integração maior a serviços como Office, Skype, Wunderlist e Uber. A fase Preview acabou, e a nova interface está sendo distribuída para todos.

A migração começou nos EUA e Canadá, e ocorrerá depois em outros países. "Estamos implementando a nova experiência para milhões de usuários a cada semana", diz o blog oficial da Microsoft. Tudo será feito automaticamente.

O que há de novo? Tem algo bem interessante ao compor mensagens: use @Menções para adicionar destinatários ao e-mail. Por exemplo, se você está combinando uma atividade em grupo, avise @Fulano que ele também está convidado, e o e-mail dele é adicionado automaticamente. (Isso também funciona para convites de calendário.)

O Outlook.com agora recomenda incluir pessoas, se você sempre manda e-mails para um grupo específico de contatos – é algo presente no Gmail há tempos. Ele também permite responder a e-mails em um campo logo abaixo da mensagem, em vez de levar você para outra interface.

Outlook 1

Você pode copiar e colar imagens no corpo da mensagem e personalizá-las – cortando-as, colocando bordas, entre outros.

A integração com o Office ficou mais profunda. É possível ver e editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint sem sair da caixa de entrada: de um lado fica o documento; de outro, o e-mail. Assim, você pode fazer alterações numa apresentação e compor uma mensagem ao mesmo tempo. Isso também funciona com fotos.

Outlook 2

E, como dissemos por aqui, o Outlook.com permite anexar arquivos diretamente do Dropbox, Box ou OneDrive sem sair da caixa de entrada. É possível enviá-los como anexos ou como links.

A integração com o Skype também foi melhorada, permitindo fazer chamadas de áudio e vídeo. Futuramente, será possível agendar uma chamada no Skype sem sair do Outlook.com. (O suporte ao chat do Facebook e Google Talk foi removido, devido à morte do protocolo aberto XMPP.)

E a integração com o calendário ficou melhor. Quando você receber uma confirmação de voo por e-mail, o horário é adicionado automaticamente à agenda, assim como o local de partida e chegada.

Outlook 3

Outra novidade é o suporte a suplementos. Dois deles estão embutidos no Outlook.com: um deles detecta endereços na mensagem e mostra um mapa do Bing Maps; o outro detecta horários e datas para acrescentar ao calendário.

Também há suporte a add-ins de terceiros, e aqui as coisas ficam bem interessantes. Você pode transferir dinheiro para um contato através do PayPal; embutir notas do Evernote; e configurar alertas para chamar o Uber antes de um evento.

Além disso, é possível compartilhar listas de tarefas do Wunderlist (que pertence à Microsoft), mostrar horários ocupados da sua agenda com o Boomerang, e até mesmo inserir GIFs no seu e-mail com ajuda do Giphy.

A lista de novidades é grande, e também inclui o Email secundário (Clutter em inglês). A Microsoft move mensagens de baixa prioridade para uma pasta separada, detectando quais tipos de mensagem você lê com menos frequência. Você pode treinar este filtro ou desativá-lo por completo. Também é possível alterar a interface com novos temas.

Faz nove meses que o novo Outlook.com está em versão Preview. Reclamamos por aqui que a Microsoft havia prometido uma ativação manual para os apressados, o que não foi cumprido. Comentei sobre a demora no Twitter e Javier Soltero, chefe da equipe do Outlook, me respondeu: "Em breve." É claro!

Matéria retirada de Gizmodo, em 20/02/2016, às 09:39.

Artigos relacionados
Imposto de renda continua sendo atrativo para hackers, diz KasperskyA Declaração do Imposto de Renda (IRPF 2015) pela Internet segue sendo um prato cheio para o...
Leia Mais [+]
A Logitech trouxe para o Brasil três acessórios, apresentados no final do ano passado, para facilitar a experiência do usuário com o Windows 8. Como o novo sist...
Leia Mais [+]
Kia e Hyundai pretendem integrar a Google Play aos painéis de seus carros futuros; os veículos da Tesla Motors terão o Google Chrome como navegador...
Leia Mais [+]