Karpesrky

Muita gente ainda não liga para a possibilidade de ter seu celular infectado por vírus, mas a ameaça é real. A empresa russa de segurança digital Kaspersky identificou 1,33 milhão de ataques de vírus em celulares no mundo só entre janeiro e março deste ano. E o que você pode fazer a respeito?

Bom, para começar, se você ainda não usa antivírus no celular, faça isso agora na loja de aplicativos do aparelho. Tanto os sistemas Android quanto o iOS têm opções boas, gratuitas ou pagas. Para citarmos algumas: Norton, Avast, Kaspersky, Trend Micro, Antivírus Acelerador & Limpeza (da Psafe) e Avira são alguns dos mais conhecidos.

Praticamente todos eles começam a operar e monitorar ameaças no seu celular logo após você configurar o app pela primeira vez. Mas caso queira ver com seus próprios olhos, ou acha que acabou de clicar em algo suspeito e quer resolver imediatamente, veja abaixo como escanear.

Usamos o app da Avast (no Android) como exemplo, mas cada antivírus vai ter em algum lugar de sua tela principal uma opção para varredura imediata - basta fuçar e ficar atento.

Após a instalação do app, aqui está facilmente reconhecível o botão de escanear a memória do celular. Ao clicar nele, dê permissão para o app acessar fotos, mídia e arquivos do dispositivo.

Ele vai fazer a varredura, e ao final, vai indicar não somente se algum malware (programa mal intencionado) foi removido, mas também algumas fragilidades permitidas pelas configurações do sistema ou por alguns aplicativos do celular, podendo ser potenciais ameaças.

Por exemplo, o antivírus dirá se algum app está rastreando sua localização constantemente ou se você deixou que programas fora da Google Play (ou seja, talvez perigosos) tenham se instalado. Caberá a você acatar as sugestões de modificar essas coisas para que a defesa do celular melhore. 

Fonte: Bol  07/06/2017  Redação bol online

 

Artigos relacionados
Empresas de segurança vem alertando internautas sobre o crescimento no número de ameaças para transformar computadores e dispositivos móveis em máquinas zumbis....
Leia Mais [+]
Os fabricantes mundiais de chips estão aproveitando a florescente demanda por celulares inteligentes mais simples, com preços de no máximo 1.000 iuan (US$ 160),...
Leia Mais [+]
Falha da Apple e descuido de famosas explicam vazamentoSenhas fáceis e smartphones desprotegidos são duas imprudências que podem ter facilitado a ação dos crack...
Leia Mais [+]