dicas1 1200x480

Os bons Nobreaks não servem apenas para manter os equipamentos eletrônicos funcionando em caso de falta de energia elétrica, mas também possuem diversos sistemas de proteções para evitar problemas oriundos da rede elétrica. Algumas destas proteções são ativas todo o tempo, como correção de pequenos picos ou quedas de tensão.

Algumas características do ambiente podem reduzir muito a vida útil de um Nobreak, principalmente no que diz respeito as baterias, que são sensíveis ao calor. É preciso ter cuidado com seu UPS, assim ele desempenhará bem o seu trabalho. Listamos algumas dicas e cuidados básicos para estender a vida útil de um Nobreak:

  • Não instale o nobreak em locais quentes, úmidos e com pouca circulação de ar. A vida útil das baterias é reduzida com a alta temperatura, a umidade é muito prejudicial a qualquer equipamento eletrônico e uma boa ventilação garante a dissipação de calor necessária durante a operação do Nobreak, principalmente durante o processo de carga das baterias.

  • Limpe periodicamente as entradas de ar do Nobreak com um pincel ou escova macia. O acúmulo de poeira prejudica o resfriamento dos componentes e reduz a vida útil do equipamento. Nunca limpe o nobreak com panos úmidos ou utilize qualquer solução líquida para a limpeza, somente panos e pincéis secos.

  • Fique sempre atento a capacidade do Nobreak. Nunca utilize mais de 60% da capacidade, pois quando equipamentos são ligados podem gerar correntes de pico acima da capacidade do Nobreak e queimá-lo. Também fique atento ao fator de potência. A capacidade em VA de um Nobreak nunca é sua capacidade em Watts.

  • Faça testes regulares. Retire o cabo de energia que alimenta o Nobreak da tomada e veja se as baterias estão com a autonomia esperada. Com o passar do tempo as baterias vão armazenando menos carga.

  • Fique atento a mensagens de erro ou “beeps” e sinais luminosos. Muitos nobreaks microprocessados podem indicar problemas de forma proativa, como falta de aterramento correto, baterias sem autonomia, problemas no carregador etc. Consulte o manual do equipamentos para entender os códigos de erro ou chame uma empresa especializada para verificar.

Fonte: Blog nobreak do Brasil

 

Artigos relacionados
Softwares de antivírus são feitos para manter seu computador seguro de intrusos, mas agências de espionagem nos EUA e Reino Unido tentaram invadir estes softwar...
Leia Mais [+]
O MSN terá seu serviço encerrado nesta terça-feira, 30 de abril. Os brasileiros terão que migrar, em definitivo, do tradicional mensageiro para o Skype caso que...
Leia Mais [+]
Acessos aos conteúdos e serviços do Terra Networks originados a partir de tablets e smartphones já respondem por 45% da audiência total do portal, de acordo com...
Leia Mais [+]